Criação de Sites


Moda Feminina

Moda Latine

Programa de Silagem em Abelardo Luz beneficia agricultores

Abelardo Luz - Dezenas de pequenos agricultores de Abelardo Luz estão sendo beneficiados com os  programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Uma das ações em andamento é o Programa de Silagem destinada a alimentação dos animais, especialmente do gado leiteiro.

Edemilson Rodighero é agricultor na comunidade do Canhadão e está na lista dos produtores atendidos pelo programa. "Fiz silagem da plantação de milho que foi prejudicada com a estiagem para não perder tudo e ter com o que alimentar os animais", explica ele, que teve quebra de 50% na cultura do milho e 60% na lavoura de feijão.


A silagem é um dos principais alimentos dos animais em época de seca ou poucas pastagens. O programa iniciou no mês de março e consiste no atendimento aos agricultores da pequena propriedade do município com horas máquinas de trator e ensiladeira para fabricação de forragem verde, feita a partir da trituração de milho ou sorgo. Depois de cortada, a silagem é armazenada em silos, onde passa por um processo de fermentação.

Conforme o diretor de Agricultura, Neuri Paim, o programa já atendeu produtores em várias partes do município. O trabalho está sendo feito com um trator e uma ensilhadeira. "Para ser atendido pelo programa o produtor deve entrar em contato com a secretaria de Agricultura e requerer com baixo custo as horas de máquinas necessárias", informa Paim.

Novos Programas

A secretaria possui mais dois programas de recolhimento de horas/máquinas de retroescavadeira para construção dos silos, valas feitas na propriedades para armazenagem da silagem; e horas/máquinas de trator com pé de pato e grade niveladora para plantio das pastagens de inverno. Atualmente também realiza atendimento aos agricultores prejudicados com a estiagem com abertura de bebedouros e fontes d`água em parceria com a Secretaria de Infraestrutura.

ai/UNO

Moda Latine
Tempo em SC
Seu Signo
Nível Rio Itajaí