Notícias Regionais

Programação dos 134 anos de Jaraguá de Sul

Jaraguá do Sul – “Uma cidade que respira trabalho e inspira paixão” é o slogam da programação comemorativa aos 134 anos de Jaraguá do Sul, apresentada na manhã desta quinta-feira (8), em solenidade de lançamento realizada na Fundação Cultural de Jaraguá do Sul. O material de divulgação foi apresentado pelo diretor-presidente da Fundação, Jorge Luiz da Silva Souza, pela prefeita jaraguaense Cecília Konell, pelo secretário da Industria, Comércio e Turismo, Célio Bayer, e pelo diretor de Comunicação, Agostinho de Oliveira. No total, 45 eventos compõem a agenda que encerra no dia 31 deste mês, sendo que alguns deles já ocorreram – como a Noite de Vinhos e Queijos, no dia 2, e o show da banda jaraguaense Tribo da Lua, no dia 3 – e outros estão em andamento, como a Feira do Livro, o Campeonato de Futebol Sete Sênior Coroa Bom de Bola, e as exposições “Noivas em Foco” e “Copa do Mundo 2010”.

Entre as atrações da programação de aniversário, constam atividades relacionadas ao centenário da ferrovia: a exposição “Lá vem o trem… e suas histórias”, na Fundação Cultural; shows musicais no anfiteatro do Centro Histórico, homenagem a ex-funcionários da estação na sessão cívica de aniversário de Jaraguá, no dia 25 de julho, e distribuição de um postal reproduzindo uma aquarela da estação pintada pela artista plástica Arlete Schweder. De acordo com Jorge Souza, esta cerimônia é apenas uma das atrações nessa data, quando ocorrerá uma série de atividades a serem desenvolvidas das 8 às 20 horas, no Centro Histórico.

Jorge Souza explica que as comemorações deste ano ocorrerão um pouco diferente das outras edições. Uma das mudanças é que não haverá o desfile festivo. “Por solicitação das entidades, vamos realizar o desfile a cada dois anos”, explicou. Outra alteração citada por ele é a ausência de um show nacional. “Entendemos que isto não atingiria todas as pessoas e, por isso, optamos pela realização de diversas atividades que contemplassem públicos de todas as idades”, argumentou, acrescentando que esta também é uma forma de prestigiar as etnias e os artistas locais. Para isso, além da sessão cívica, estão previstas apresentações da Banda Treml de São Bento do Sul, da Banda Tal's Buam e do Grupo Portal Gaúcho, além de outras atrações artísticas e opções gastronômicas da Festa das Etnias, mais opções de brincadeiras para as crianças com os Brinquedos do Miguelito.

Para Souza, estas alterações não devem reduzir o brilho da festa, que está recebendo cerca de R$ 100 mil investidos nos 45 eventos da programação, entre realizações e apoio da prefeitura jaraguaense. A prefeita Cecília Konell também acredita que será uma grande festa para a população e para os visitantes da cidade. “Quem chega em Jaraguá do Sul no mês de julho é recebido com festa. Nossa cidade acolhe bem todos que aqui chegam, independentemente da sua origem”, destacou, convidando toda a comunidade a participar dos eventos e comemorar os 134 anos do município. A programação completa dos eventos está disponível em forma de folder nas repartições públicas e estabelecimentos comerciais da cidade e também pode ser consultada no site da prefeitura (https://portal.jaraguadosul.com.br).


MURO – Além dos eventos, a população jaraguaense deverá ganhar um presente especial que está sendo preparado no muro atrás da sede da Fundação Cultural: nove painéis retratando locais e símbolos de Jaraguá estão sendo pintados pelo grafiteiro Xande. Para o autor dos desenhos, seu trabalho contribuirá para embelezar aquele espaço e poderá ser mais uma atação turística da cidade. De acordo com ele, tudo deverá estar pronto até o dia 25 deste mês.

AI/Redação24Horas

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios