Notícias Gerais

Estacionar ou transitar em ciclovias ou ciclofaixas é passível de multa

Blumenau – A mobilidade urbana é uma das grandes preocupações do governo municipal. Nos últimos anos, a administração tem investido forte na discussão e execução de projetos nesta área. É o caso das ciclovias e ciclofaixas que estão sendo ampliadas para 145 quilômetros de vias exclusivas.No convívio entre automóveis e bicicletas, os motoristas precisam ficar atentos a algumas regras de trânsito para evitar acidentes e penalidades.

Para manter um convívio amistoso nas ruas da cidade o condutor não deve estacionar sobre as ciclovias ou ciclofaixas. A pena, neste caso, é uma multa grave, no valor de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira nacional de habilitação (CNH). A rigidez da infração é maior quando o motorista ou motociclista transita nas vias exclusivas para ciclistas. Além de somar mais 7 pontos na CNH, a penalidade gravíssima custa R$ 574,62.

Em Blumenau, um convênio firmado com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão determina que, cabe a Polícia Militar e ao Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte (SETERB) os trabalhos de fiscalização das leis de trânsito. A autarquia municipal, que também auxilia na orientação e educação do transito, estará, nos próximos dias, intensificando os trabalhos para garantir o cumprimento da lei.

Você sabia?


Que em trajetos curtos – até 3 km -, as bicicletas são mais rápidas que os automóveis? E que em países como Dinamarca e Holanda cada habitante pedala entre 958 e 1.019 quilômetros por ano? Nas cidades de temperatura baixa, como Suécia, em uma cidade como Västerãs (que possui 115 mil habitantes), 33% da população faz todos os deslocamentos utilizando a bicicleta.

Na América, a cidade de Redmond, noroeste dos Estados Unidos, os paramédicos utilizam este transporte e os ônibus urbanos têm espaço para transportar duas bicicletas (dados Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Espírito Santo – Crea-ES). Hoje, conforme relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) a bicicleta é o transporte mais ecológico e sustentável do mundo.

Estatística

A bicicleta é um dos meios mais seguros de transporte individual. Até o final de maio de 2009, dos 2.530 veículos envolvidos em acidentes de trânsito registrados em Blumenau, apenas 2,4% (62) eram ciclistas. No ano passado, o município não registrou nenhuma morte envolvendo ciclistas.


ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios