Notícias Regionais

Campanha contra a Paralisia Infantil

Jaraguá do Sul – Ao encerrar a campanha municipal de vacinação antigripal infantil, com 76,2% da meta atingida, a Secretaria Municipal da Saúde já se prepara para a campanha nacional de vacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite), para crianças menores de cinco anos. O período da campanha será de 15 a 26 de junho, tendo como Dia D 20 de junho, sábado.
 
Nessa data, todos os postos de saúde (incluindo os que não têm sala de vacinação) atenderão as crianças das 8 às 17 horas. Além dos postos de saúde, no sábado, equipes de vacinadores estarão em pontos estratégicos da cidade, como Posto Marcolla, Posto Mime 3 (próximo à Floricultura Florisa), Shopping Breithaupt e Super Center Angeloni. A meta da campanha é vacinar 95% das 9.306 crianças menores de cinco anos residentes em Jaraguá do Sul.
 
A Paralisia Infantil é uma doença infecto-contagiosa transmitida por um vírus, poliovírus, caracterizada pela paralisia, geralmente, dos membros inferiores. A única forma de proteção se dá através da vacina, duas gotinhas na língua da criança.
 
A doença está erradicada da região das Américas, Europa e Região Ocidental, mas há países considerados pólio-endêmicos, como Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão, onde o vírus atua e se espalha rapidamente. Para manter o país sem risco da doença, é imprescindível a participação de todos os pais, independente de o calendário vacinal da criança estar em dia.
 
Números da campanha antigripal infantil
 
Ano de 2008: 70,6% do público-alvo (seis meses ou mais e menores de cinco anos). Total de crianças vacinadas: 5.900
 
Ano de 2009: 76,2% do público-alvo. Total de crianças vacinadas: 6.364

Fonte: Walter Clavera – gerente Vigilância Epidemiológica
Clarissa Borba – Jornalista

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios