Notícias Regionais

Bairro Pinheirinho em Criciúma recebe Ações de Saúde

Bairro Pinheirinho em Criciúma recebe Ações de Saúde

Criciúma – Moradores do bairro Pinheirinho e arredores receberam uma força tarefa em saúde. A Prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Unesc, União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC), Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e Lan Ambulância, realizaram diversos procedimentos voltados à saúde do cidadão criciumense. Esta ação visou conscientizar as pessoas sobre a importância de manter o bom estado de saúde, assim como alertar a comunidade sobre problemas como a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

“Essa é uma forma de estarmos próximos das comunidades, levando ações básicas à saúde, educação e na parte social. Acredito que a união de forças do município possa fazer com que o índice de doenças diminua cada vez mais. Estamos passando instruções aos moradores para que todos tenham cuidado, pois saúde é algo com que não se brinca”, relata o secretário.

As equipes que atuaram durante toda manhã disponibilizaram ações de conscientização de combate do mosquito Aedes Aegypti, testes rápidos de HIV, Hepatite e Sífilis, exame preventivo de câncer de colo de útero, exame clínico de mamas e solicitação de mamografia, tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial, testes de ansiedade e estresse, teste de função respiratória, orientações em saúde bucal, orientações ao uso racional de medicamentos, orientações de nutrição e orientações sobre cuidado em saúde.

O prefeito Márcio Búrigo, que participou do evento, destacou que as atividades garantiram aos moradores a oportunidade de tirar dúvidas a respeito dos perigos causados pela não procura do atendimento básico. “Muitas pessoas, quando chegam às unidades de saúde, já estão com suas doenças bastante agravadas. E este trabalho que realizamos hoje teve como foco suscitar ações educativas, de modo que o morador possa realizar exames clínicos rápidos, ao mesmo tempo em que recebe orientações sobre a importância de um acompanhamento médico. Temos como missão alertar a população sobre os problemas de saúde, e orientá-los que a medicina preventiva é o melhor caminho”, constata o gestor.

Foto © Neka Dal Pont
Milena dos Santos
ai/UNO

 

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo