Criação de Sites



Museu Pomerano lança exposição temporária do acervo dos irmãos ciclistas Hans e Edson Fischer

Pomerode - Em comemoração à Semana da Bicicleta e ao Dia do Cliclista, Museu Pomerano abre nova exposição na próxima quinta-feira (10)


Na próxima quinta-feira (10), às 19h, haverá o lançamento de nova exposição temporária no Museu Pomerano: A Bicicleta em Pomerode: Transporte, Lazer e Esporte. A exposição acontece em comemoração à Semana da Bicicleta (07 a 12 de junho) e ao Dia do Ciclista em Pomerode (12 de junho).

Parte do acervo dos irmãos ciclistas Hans e Edson Fischer – medalhas, comendas, troféus e fotografias – doado ao Museu Pomerano em 2008 por Elmo Fischer, estará exposto ainda por tempo indeterminado: “O certo é que a exposição permaneça pelo menos até janeiro. As bicicletas fazem parte da nossa história aqui em Pomerode, assim como a trajetória dos irmão Fischer”, diz a historiadora Roseli Zimmer.  A exposição contará ainda com uma mostra de bicicletas antigas. A Associação dos Ciclo Usuários de Pomerode – Pedale Pomerode, colocará em exposição as fotografias do evento Ecobikefest, ocorrido em novembro de 2009 na Praça Jorge Lacerda (www.pedalepomerode.com.br).

Hans Fischer

Nascido em 29 de janeiro de 1961, a carreira de Hans Fischer começou de forma inusitada. Apesar de ter grande habilidade e de, com apenas 5 anos, já se equilibrar em uma bicicleta de adulto, começou a pedalar em 1976 por recomendação médica. Hans sofreu uma queda enquanto cavalgava e fraturou o joelho. O médico recomendou as pedaladas como fisioterapia. Como gostou da atividade, nunca mais parou. Com a criação da Comissão Municipal de Esportes de Pomerode, em 1977, Hans destacou-se no cenário esportivo nacional e internacional. Participou de duas edições dos Jogos Olímpicos: Moscou, em 1980 e Los Angeles em 1984. Faleceu em 1988, vítima de uma parada cardíaca.


Edson Fischer

Edson Fischer nasceu em 10 de outubro de 1967 e aprendeu a pedalar com 4 anos, ensinado pelos irmãos Horst e Hans. Tendo como exemplo o irmão atleta, iniciou sua carreira esportiva em 1985. Despontou no cenário nacional e faleceu em 1988, logo após receber a notícia de que havia sido convocado para participar dos Jogos Olímpicos de Seul, ocorrido no mesmo ano.

AI/Redação24Horas

Nível Rio Itajaí
Seu Signo
Tempo em SC