Medicina e Saúde

X Simpósio de Bioética no Hospital Dona Helena

Está confirmada para o dia 8 de agosto a realização do 10o Simpósio de Bioética, uma iniciativa do Hospital Dona Helena, de Joinville. O evento, único em Santa Catarina, é organizado pelo Comitê de Bioética do hospital, mas não está voltado somente para a área da saúde. Aberto aos interessados, o simpósio prossegue das 8h às 17h, no Hotel Bourbon.

Além dos temas envolvendo ética e sociedade, o objetivo dos promotores é refletir sobre os 10 anos de discussões em torno da bioética, acompanhados pelas edições já realizadas do simpósio. “Alcançamos outro nível e pretendemos abordar não só as questões clássicas, como aborto, mas aqueles que tenham interesse imediato para a sociedade”, explica o patologista Carlos Serapião, um dos organizadores.

A conferência de abertura fica por conta do vice-presidente do Conselho Federal de Medicina Roberto D´Ávila, doutorando em Bioética pela Universidade do Porto/Portugal, que reflete sobre o estágio atual da bioética, após 10 anos de simpósio. Mais tarde, a professora e doutora em Educação, Leda Lísia Portal, de Porto Alegre, ministra a conferência “Ética: um chamado ao (re)descobrir-se”.

Ainda estão previstos dois colóquios: “A Ética e as Grandes Cidades”, coordenado pelo advogado Pedro Slawinski, mestre em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e “Governo, ética e sociedade”, mediado pelo advogado Paulo Morigino, presidente do 3º Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/Seccional Santa Catarina, com as participações do jornalista e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Francisco Karam, e de Samantha Buglione, doutora em ciências humanas.

Carlos Serapião explica que o interesse pela bioética aumenta a cada ano. “A procura da sociedade também tem relação com a divulgação na mídia e a consciência de que é preciso discutir temas relativos à ética”, destaca. Além do simpósio, o hospital promove reuniões mensais sobre bioética.

Hospital Dona Helena/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo