São Miguel do Oeste – A comitiva que integrou o voo inaugural, na segunda-feira, dia 10, no Aeroporto Hélio Wassun, de São Miguel do Oeste a Florianópolis, ficou otimista e satisfeita com a qualidade dos serviços da Brava Linhas Áereas. O grupo formado pelo prefeito de São Miguel do Oeste, João Valar, vice-prefeito de Descanso e representante da Ameosc, Neri Spessatto, além dos empresários e líderes da Acismo e CDL, Irto Lamb e Edenilson Zanardi, retornou ainda no final da tarde de segunda-feira de Florianópolis.
O prefeito Valar diz que ficou satisfeito por participar do primeiro voo, considerando a segurança da aeronave, o comprometimento da empresa e a recepção recebida nos aeroportos de Concórdia e Lages. “Fiquei emocionado ao ver São Miguel do Oeste incluído no itinerário aéreo, no Aeroporto da Capital. Afinal, está concretizado um sonho de mais de 50 anos, fruto do trabalho de muitas pessoas, de algumas que já não estão mais em nosso meio, mas acreditaram que um dia o município teria linha área. Parabéns São Miguel do Oeste e região”, afirma Valar.
O presidente da CDL, Edenilson Zanardi, também elogiou o voo inaugural, destacando a importância do transporte aéreo para a região. “O voo é seguro, muito bom e as pessoas da região tem a oportunidade de usufruir de mais um meio de transporte”, observa.
Zanardi diz que devido a importância do início dos voos regulares, a CDL junto com a Acismo vai promover um evento para lideranças políticas da região, empresários e representantes de entidades, na próxima terça-feira, dia 18. O objetivo é que a gerente comercial da Brava Linhas Aéreas, Sheila Silva, apresente pacotes aéreos e detalhes da empresa que está atuando em São Miguel do Oeste e região.
Concretização de um sonho
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Edison Ortigara, ficou lisonjeado com a expressiva participação do público no evento que oficializou o início dos voos regulares em São Miguel do Oeste. Ortigara aproveita para relembrar passos feitos no decorrer deste ano para concretizar mais esse sonho.
“Muitas pessoas lutaram para que os voos regulares iniciassem e isso é mérito do trabalho de todos, incluindo ex-prefeitos, vereadores, empresários, secretários municipais e entidades representativas da sociedade. Nesta semana, o sonho tornou-se realidade graças ao empenho de todos”, reitera.
Conforme Ortigara o trabalho incluiu muitas reuniões, conversas, encaminhamento de relatórios e adaptações na infraestrutura do local. “Agora vamos trabalhar para ampliar o aeroporto e melhorarmos os serviços cada vez mais. Já temos a garantia que obras de reestruturações estão inclusas no PAC 2 e deverão ser executadas no Aeroporto Hélio Wassun”, destaca o secretário.
Ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (2013):
– organização de reuniões com equipe da NHT, logo após ter sido adquirida pela Brava Linhas Aéreas;
– vistoria no Aeroporto com profissionais do Corpo de Bombeiros;
– adequações no local (reestruturação parte elétrica, colocação de extintores, lâmpadas de emergência);
– aquisição de Rádio e nova Biruta;
– acompanhamento da visita da Direção Comercial da Brava ao Aeroporto, juntamente com o prefeito, na qual se decidiu pela realização das obras de acessibilidade;
– efetuadas obras de acessibilidade com construção de banheiro para cadeirantes, passarela até a pista, troca de piso e móveis, visando conforto e segurança aos usuários do terminal;
– acompanhamento na liberação da malha, conquistada neste ano. A liberação foi concedida pela ANAC;
– a equipe da secretaria encaminhou o PlEM para a ANAC, o qual não havia sido encaminhado;
– a partir destas ações houve a liberação por parte da ANAC para início dos voos regulares.