Notícias Regionais

VIII Mostra Regional de Conhecimento em Videira

81 trabalhos são apresentados

Videira – A quinta-feira, dia 27, foi de muito aprendizado em Videira. Isso porque, todas as escolas da regional de educação estiveram juntas na EEB Inspetor Eurico Rauen, para realizar a 8ª Mostra Regional de Conhecimento.

O evento contou com a tradicional Feira da Matemática, que classificará 11 projetos para a fase estadual; a Feira de Ciência e Tecnologia, que terá  três trabalhos selecionados para a etapa estadual e também com projetos na área de Criatividade Pedagógica, Educação Ambiental e Educação Preventiva, que serão avaliados internamente. Além das 21 escolas da rede, três APAEs também integraram o evento.

A EBB 25 de maio, de Fraiburgo, por meio dos alunos Renan Prates e Suelen Kleinschmith, contextualizaram o projeto que está sendo desenvolvido efetivamente na comunidade, que se baseia na entrega de cestas com alimentos orgânicos à domicílio, no centro de Lebon Régis. Além da apresentação do passo a passo da pesquisa que culminou com essa iniciativa, eles levantaram uma importante bandeira, referente a alimentação saudável.

Também nesse mesmo sentido foi a apresentação das estudantes Fernanda G. Gemeli e Pietra L. Abati, da EEB Governador Borhausen . Elas abordaram o projeto “Fora dos padrões, mas dentro da matemática”, que trata da escolha freqüente dos alimentos aparentemente mais bonitos. “No recreio na escola me vi escolhendo a maçã que iria comer, quando a Fernanda me informou que eu não precisava escolher que todas teriam os mesmos nutrientes” afirmou Pietra reforçando que foi o início do projeto.

Abordando a importância de se evitar o desperdício e que embora apresentando algumas imperfeições, os alimentos devem ser avaliados pela quantidade de nutrientes, os estudantes da EEB Governador Borhausen ainda aplicaram inúmeros conceitos matemáticos como porcentagem, perímetro, fração, média, escala, entre outros.

Além de alunos de outras escolas e também professores, a Mostra do Conhecimento mobilizou pais interessados no desenvolvimento educacional dos filhos. Valquiria Carletto Perin, mãe da pequena Isabel, de oito anos, foi uma das participantes. Ela prestigiou a apresentação da filha, que abordou a dengue com um trabalho desenvolvido pelo 3º ano da EEB Governador Lacerda. Além da filha, ela prestigiou toda a mostra relatando a qualidade dos trabalhos.

Josiane Zago
ai/UNOPress

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo