Notícias Gerais

VI Polvilhana – Festa do Polvilho e da Banana em Santa Rosa do Sul

 
Santa Rosa do Sul – Bem mais que comidas típicas a base da banana e do polvilho, a VI Polvilhana – Festa do Polvilho e da Banana, de Santa Rosa do Sulchega carregada de muitas atividades que remontam à cultura do município. Em seu primeiro dia de evento, que se estende ao longo de toda a semana, o momento foi de homenagens às autoridades que contribuíram para a construção da história administrativa de Santa Rosa do Sul. A passagem dos 25 anos de sua emancipação político-administrativa foi celebrada com o corte de um bolo comemorativo e descerramento da placa do Jubileu de Prata.

Não é de hoje que a participação das comunidades faz lembrar que a Polvilhana cumpre o seu papel de homenagear as tradições e cultura de sua população; mas, em sua 6ª edição, a integração se evidencia pelos variados espaços dedicados a demonstrar variados tipos de produtos dos sulsantarosenses. Desde o artesanato até os mais diversos tipos de pratos que nos levam a uma viagem pelo século passado, todos estão representados na infraestrutura montada no entorno da igreja matriz. Desde o início da tarde deste domingo, 1º de junho, com a abertura do Espaço Sabores e Saberes e da Feira da Agricultura Familiar, a VI Polvilhana celebra a cultura de seu povo.

Novas representantes

Contando com o apoio de suas torcidas, as eleitas para representarem a VI Polvilhana e o município de Santa Rosa do Sul foram Amanda de Jesus D’Ávila, de Jaguarari como 2ª Princesa, Kálita Gabriele, de Lajeado como 1ª Princesa e Daniela Espíndola de Borba, de Vila Nova, como a Rainha do evento.

Pelo povo e para o povo

Antes mesmo do início da programação, pessoas que contribuíram para o evento celebravam a sua realização. Pessoas como João Magenis, que, ao 67 anos e mais de 25 trabalhando na construção civil, se mostra orgulhoso ao ver concluído o local que vai receber a Feira da Agricultura Familiar, um dos espaços que mais atrai a atenção dos visitantes. “Ajudo desde a primeira Polvilhana e sempre me sinto orgulhoso de dar minha contribuição”, conta o servidor, que coordena outros dois colegas nos últimos detalhes da construção que vai receber expositores de frutas e verduras, fornos para a fabricação das roscas de polvilho e até o engenho de cana-de-açúcar, onde será servida a guarapa extraída na hora. “Este ano eles terão mais espaço e de forma mais organizada para expor seus produtos”, afirma seu João.

Homenagens

A abertura oficial teve início às 19h com o ato solene pela passagem dos 25 anos de emancipação político-administrativa. Contando com a presença do prefeito Nelson Cardoso, do vice Nelmo Emerim, do presidente da Câmara vereador José Luiz de Borba, dos deputados federais Edson Bez de Oliveira e Ronaldo Benedet, deputados estaduais José Nei Ascari e José Milton Scheffer, demais vereadores e secretários municipais, a solenidade homenageou ex prefeitos e ex prefeita e vereadores de todas as legislaturas passadas, com a entrega de placas de agradecimento. “Sinto um grande prazer em estar à frente da administração num momento tão importante como este, em que nosso município celebra seus 25 anos de emancipação. Foram muitas as pessoas que contribuíram para Santa Rosa do Sul chegar ao patamar que está e temos certeza que nosso amado município seguirá firme no caminho do desenvolvimento”, manifestou o prefeito Nelson Cardoso.

Após a entrega das homenagens, foi descerrada a placa celebrando o Jubileu de Prata do município, além do corte do bolo comemorativo e show pirotécnico aos 25 anos de Santa Rosa do Sul.

O primeiro dia da VI Polvilhana encerrou com show de Julian & Juliano e a banda Só Vanerão.

João Pedro Alves
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo