Notícias Regionais

VI Arrancadão de Jericos vai agitar Iomerê no dia 19 de julho

Iomerê – O que acontece quando veículos fabricados artesanalmente, para servirem ao duro trabalho na roça, se emparelham no asfalto para uma corrida? O resultado desta inusitada competição poderá ser conferido no próximo dia 19 de julho, em Iomerê, quando acontece a sexta edição do Arrancadão de Jerico.

O evento que inicia as 13 horas integra a programação da tradicional Festa Julina do município que acontece de 17 a 19 de julhos com várias atrações nacionais e regionais.

Muito difundido pela região, os jericos são veículos de fácil fabricação e que muitas vezes fazem o papel de tratores, plantações a dentro. Cada modelo, geralmente fabricado pelo seu dono, reúne características muito próprias do serviço ao qual se presta. Eles contam com motor estacionário, geralmente a diesel e desenvolvem baixa velocidade (40 km/h), porque são direcionados à força. Apesar da baixa velocidade que os jericos desenvolvem, todas as medidas de segurança estão previstas no regulamento. “O capacete será recomendado, cada competidor vai correr de um lado da pista separada por canteiro e o público estará bem isolado. Quem mora nas cidades interioranas sabe que os jericos estão presentes no cotidiano e não raro são o único meio de locomoção de muitas famílias. Por isso, mais uma vez resolvemos socializar esse veículo, através deste evento que já é um sucesso”, diz o coordenador do Arrancadão, Douglas Francisco Zardo.

Os corredores que forem vencendo são automaticamente classificados para as fases seguintes e todos receberão troféu de participação.  As provas acontecem na avenida São Luiz, em frente à igreja Matriz de Iomerê. O público poderá acompanhar as provas em espaços paralelos à pista.


“Ao passarmos a figurar no calendário de eventos da FAUESC ganhamos a prerrogativa de termos como parceiros uma das mais respeitadas federações automobilísticas do país, além é claro de podermos ampliar a divulgação desse importante e diferenciado evento re retrata parte da cultura iomerense”, diz o prefeito Luciano Paganini que articulou as tratativas com a FAUESC durante visita a Florianópolis.

Facto
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios