Notícias Gerais

Verão em Balneário Camboriú será cheio de grandes emoções

Balneário Camboriú – Um dos principais destinos do sul do Brasil já finaliza os projetos dos atrativos da temporada de verão. A Capital Catarinense do Turismo, assim como é conhecida por lei estadual desde 2004, Balneário Camboriú começa a se preparar para receber os mais de 1,5 milhão de turistas, média dos últimos anos, durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

A programação será intensa e já inicia em 15 de novembro, com a inauguração da iluminação natalina, no projeto Brilhos de Natal. É a primeira edição de um trabalho que mobiliza Prefeitura, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico(Sectur), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista (Sincom) e iniciativa privada.

O Brilhos de Natal terá decoração e iluminação em pontos estratégicos da cidade. Contará com Papai Noel gigante, Árvore de Natal com 23 metros, Casa do Papai Noel, Fábrica do Papai Noel, Avenida Atlântica e quiosques decorados, Calçadão da Central com arcos de Natal, enfim, um projeto de encher os olhos que já mobiliza as empresas contratadas na montagem dos cenários natalinos e que será realizado até meados de janeiro de 2010. A intenção é atrair os turistas à cidade um mês antes do verão, afinal, as temperaturas na praia já estão acima dos 30 graus desde o final de outubro e as águas das praias também estão agradáveis para o banho de mar.

Além do grande Natal que a cidade terá, outra atração se aproxima. É o encontro de amigos denominado Os Amigos se Encontram em Balneário Camboriú. O evento, organizado pela Sectur, costuma atrair mais de 4 mil participantes e retorna duas vezes por ano, em julho, no mês de aniversário da cidade, e em novembro, próximo da temporada. Esta 2ª edição de 2009 será em 28 de novembro, entre 10 e 17 horas, na Barra Sul, uma grande inovação do projeto, que experimenta um novo local, a pedido de alguns comerciantes e moradores. O evento deve utilizar uma quadra inteira em forma triangular, entre o Parque Unipraias e a travessia do rio Camboriú, tomando a Avenida Beira Rio, Atlântica e rua 4800. O encontro tem característica dos stammtisches alemães, e reúne amigos, colegas de trabalho, e comunidade num evento de muita descontração e gastronomia.

No dia 5 de dezembro, haverá um grande show com a chegada do Papai Noel e Abertura do Verão na Praça Almirante Tamandaré. Estão previstos shows musicais, apresentações culturais, um grande desfile pelas ruas e até fogos de artifício para marcar um dos mais importantes períodos para a economia de Balneário Camboriú e para o lazer de turistas e moradores. E não é para menos, aliado a toda a exuberante natureza do município e aos mais de 5 mil pontos comerciais que oferecem como atrativo diversificação em compras de itens e serviços, a badalada vida noturna e os vários passeios que podem ser feitos nos quatro cantos da cidade, está o clima, com temperaturas elevadas e muita gente bonita circulando nas calçadas e pelas nove praias da cidade.

Durante a temporada, o projeto Música na Praia deve garantir a animação em toda a orla da Avenida Atlântica. Serão seis palcos itinerantes, nos quais haverá rodízio de estilos musicais, desde o rock, o sertanejo, a MPB, entre outros. A intenção é que os palcos fiquem até final de fevereiro, valorizando os artistas regionais.

Outra grande atração será o Verão Limpo, iniciativa que envolve a Secretaria do Meio Ambiente (Semam), Sectur e Emasa (Empresa Municipal de Água e Saneamento). O projeto irá separar a praia em cinco grandes lotes, cada um com uma cor diferente e identificação através de cem birutas (aparelhos em forma de cone, com abertura dos dois lados e que indica a direção do vento) instaladas por toda a orla. Cada biruta terá a cor correspondente a sua área de localização. Também neste projeto, haverá sacolas plásticas para recebimento de lixo, folhetos explicativos, cinzeiros ecológicos, grupo de recreacionistas e, em cada área uma tenda que, além de ajudar crianças perdidas, servirá como posto de informações turísticas. As crianças que estarão na praia também receberão pulseiras de acordo com a cor da área onde sua família estará tomando sol.

Reveillon dos Sonhos

O Reveillon é o grande evento esperado na região e chega a atrair mais de 600 mil pessoas na orla marítima, para a virada do ano. Desta vez, muitas inovações e surpresas vão marcar a temporada da cidade e entrar para a história do município. Batizado na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sectur) como Reveillon dos Sonhos, o projeto trará à passagem de ano um canhão de laser, a queima de fogos com materiais importados não só da China, mas também novidades vindas da França e de outros países, fogos subaquáticos, queima de fogos e cascata do alto do prédio redondo, no Pontal Norte, e vários pontos de lançamento de fogos, ao total de 15. Haverá o ponto central de fogos na Ilha das Cabras e outros dois sobre balsas, que estarão, cada um, a cerca de 500 metros de distância da Ilha, uma ao norte e outra ao sul. Serão muitas surpresas, é o que garante a direção geral da Sectur.

Verão

E não termina por aí, várias atividades já estão sendo acertadas, entre projetos elaborados por academias de ginástica, apresentações culturais, atividades esportivas e dezenas de atrações para que Balneário Camboriú possa oferecer todos os motivos para que turistas e moradores aproveitem ao máximo a cidade. Já está confirmado o Verão Kebra Tudo Aí, de 5 de dezembro a 28 de fevereiro, na orla, próximo à rua 1131. Haverá atividades de aeróbica, ginástica, pilates, aché music e  brincadeiras. Também está em estudos, a parceria com um canal de televisão, para que o verão de Balneário Camboriú seja transmitido em rede estadual ou até nacional. As propostas estão chegando na Sectur e em breve haverá divulgação do melhor projeto. O verão também contará com o Beto Carrero World, que estará apresentando surpresas na cidade e ajudará na divulgação do verão 2009/2010.

O Serviço Social do Comércio não ficou fora e trará para a cidade, durante o verão, o Caminhão do SESC, que estará instalado na Praça da Bíblia (ao lado do Shopping Atlântico) com teatro, shows musicais, recreação e serviços sociais como teste de glicemia e medição da pressão arterial.  Igualmente no verão, uma novidade que deve permanecer na cidade num período além da temporada. Será um novo equipamento turístico, aquático, que chega pela primeira vez no Brasil com proposta de envolver gratuitamente escolas e entidades, e de oferecer um atrativo a mais nas águas da cidade. Os detalhes serão divulgados em breve.

Trinta e dois países já estão confirmados para exporem produtos unicamente artesanais durante o Salão Mundial do Artesanato, que estará sediado em Balneário Camboriú durante a temporada (19/12 a 07/02). Cada país trará o seu trabalho, que despertará o interesse dos visitantes da região, do Brasil e até do exterior. O local é a Avenida Brasil, num terreno ao lado da rua 2300.

Carnamboriu

A Sectur já estuda o projeto que pretende fazer, pela primeira vez na cidade, um carnaval de nove dias, sempre com ênfase na participação das famílias, promovendo o carnaval infantil, trio elétrico na praia, shows locais, regionais e de expressão nacional. A meta é repetir e até melhorar o sucesso da sua 1ª edição, em 2009, e que levou à orla mais de 200 mil pessoas, durante cinco dias.

Acompanhe alguns eventos já programados, alguns que estão em finalização para determinação de datas, horários e locais no site www.secturbc.com.br em notícias.

ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo