Notícias Regionais

Vacina contra Gripe Influenza em Videira

Videira – Começou a campanha de Vacinação da Gripe de Videira, que atende 18 municípios, tem uma meta total de imunizar 67.660 pessoas entre: crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puerperas até 45 dias após o parto, idosos, pacientes com doenças crônicas, profissionais da saúde, pessoas com liberdade privada e agentes penitenciários. A vacinação encerra no dia 22 de maio e tem o Dia D da campanha, no próximo sábado, dia 9, onde os postos atenderão das 8 às 17 horas.

Para o gerente de saúde da SDR de Videira, Geancarlos Farinon, o trabalho já vem sendo desenvolvido há alguns dias para garantir a tranqüilidade na campanha “A Gerência de Saúde de Videira, atende os municípios integrantes das SDR de Videira, Curitibanos e Caçador, e no período que antecede a campanha, organiza toda a sistemática para garantir o bom andamento da vacinação nos dias propostos pelo Ministério da Saúde. Agora esperamos contar com o engajamento e a mobilização do público alvo, para que se dirija até os postinhos, próximos as suas casas, para receber a vacinação” afirma.

Os trabalhos da Gerência de Saúde, por meio do setor de imunização, iniciaram com o recebimento das doses da vacina, e a sua devida adequação em um ambiente refrigerado, que garante a temperatura dentro dos 2º a 8º. Concomitante ao recebimento e armazenagem, a Gerência procedeu com as orientações às secretarias e os repasses dos materiais descartáveis da campanha.

O Ministério da Saúde orienta,  para essa campanha, imunizar 80% do público alvo. Na regional está sendo instruída às secretarias municipais para que intensifiquem a atuação a fim de aumentar ainda mais essa meta e chegar aos 100%. “É um vacina que há anos já vem mostrando sua eficácia e o Governo do Estado, por meio das Secretarias Regionais, entendendo a importância dessa imunização, orienta e estimula os municípios. O resultado será uma população prevenida e muito menos exposta a esse tipo de vírus” afirmou o secretário Dorival Carlos Borga.


Saiba mais sobre a vacina

A vacina contra gripe protege contra Influenza tipo H1N1, H2N3 e tipo B. A única contra-indicação é para pessoas com alergia severa ao ovo. No estado de Santa Catarina a meta é imunizar 1.590.852 catarinenses. Até o final do mês de abril o estado havia registrado três casos de influenza, sendo um em Araranguá, um em Jaraguá do Sul e um em Florianópolis.

Josiane Zago
ai/UNOPress


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios