Notícias Regionais

Vacina contra a gripe (Influenza) em Itapema

Itapema – A partir da próxima segunda-feira (04/05), irá começar mais uma Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Neste 17º ano de campanha, a data se estende até o dia 22 e busca imunizar cerca de 11 mil e 200 pessoas em Itapema.

A mobilização tem como público-alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes de qualquer idade gestacional, puérperas de até 45 dias após o parto, idosos (acima de 60 anos), profissionais da área de saúde  que tenha carteirinha do Conselho, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que deverão levar comprovante da sua patologia, como receitas m/édicas, exames, etc., e outras condições especiais de saúde conforme orientação do Ministério da Saúde.

O Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva, explica que o público-alvo da campanha são pessoas que possuem maiores chances de desenvolver complicações em decorrência da gripe. “Crianças ainda possuem o sistema pouco desenvolvido, já os idosos, gestantes e portadores de doenças crônicas, por exemplo, possuem o organismo mais debilitado, por isso são nossos grupos preferenciais”, explicou o Secretário de Saúde, Everton Ricardo da Silva.

No sábado, dia 09/05, será o Dia “D” da campanha, definido pelo Ministério da Saúde. As doses da vacina estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município das 8h às 17h sem fechar para o almoço. Equipes estarão trabalhando continuamente durante todo o dia exclusivamente para a vacinação e a presença do Zé Gotinha nas Unidades também é garantida.


É importante lembrar também que a eficácia da vacina se dá entre 2 e 3 semanas após a aplicação e a duração é de 6 a 12 meses. Quem tiver alergia a ovo ou hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina não deve receber a dose. Já quem estiver com febre moderada ou grave deve esperar a melhora do quadro para poder ser vacinado.

Todos que irão se vacinar devem levar suas carteiras de vacinação. Conforme os grupos forem sendo imunizados e a campanha encerrada, novos grupos poderão receber as vacinas, porém, caso a mobilização seja prorrogada, estes novos grupos só poderão receber a imunização após o termino, visto que os que estão sendo imunizados são prioritários. A vacina é somente uma das medidas preventivas para a gripe, a higiene ainda é a principal forma de não ficar doente.

As UBS do Ilhota e Tabuleiro estarão vacinando somente no período da tarde durante toda a campanha, exceto no Dia “D” (09/05). Vale reforçar que pacientes do Centro devem procurar a UBS do Várzea para a imunização.

ai/UNOPress


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios