sábado, junho 3, 2023
  • Política de privacidade
SC24h
  • Home
  • Colunas
    • Artigos
    • Batom Rosé
    • Defesa da Fé
    • Luiz Flávio Gomes
    • Mais que palavras
    • Olhar Panorâmico
    • Opinião
    • Sobe! Desce!
  • Turismo
  • Editorias
    • Comportamento
    • Gastronomia
    • Moda
    • Negócios
    • Notícias Gerais
    • Regionais
    • Vídeos
  • Saúde
  • Zodíaco
    • Artigos
    • O Signo de Áries
    • O Signo de Touro
    • O Signo de Gêmeos
    • O Signo de Câncer
    • O Signo de Leão
    • O Signo de Virgem
    • O Signo de Libra
    • O Signo de Escorpião
    • O Signo de Sagitário
    • O Signo de Capricórnio
    • O Signo de Aquário
    • O Signo de Peixes
    • Previsão Signo
  • Imóveis
    • Itapema
      • Meia Praia
    • Balneário Camboriú
      • Centro
      • Pioneiros
No Result
View All Result
SC24h
No Result
View All Result

Início » Transmissão da gripe suína merece preocupação mas não pânico

Transmissão da gripe suína merece preocupação mas não pânico

por UNOPress
jul/2009
in Saúde
827
A A
3.5k
VIEWS
CompartilharWhatsapp

Brasília – O cenário de transmissão sustentada da influenza A (H1N1) – gripe suína, no Brasil, que ocorre quando o vírus já circula livremente no país, é sinal de atenção e de preocupação por parte da população, mas não de pânico. A avaliação é do infectologitsa e diretor do Instituto Emílio Ribas, David Uip. “Isso era só uma questão de tempo [a transmissão sustentada], todos sabíamos que ia acontecer”, disse.

Em entrevista à Agência Brasil, o médico lembrou que a gripe suína é uma doença respiratória aguda transmitida de pessoa para pessoa, sobretudo por meio da tosse e do espirro. Ele reforçou que os sintomas da doença são “absolutamente iguais” aos da gripe sazonal ou gripe comum – febre alta de início abrupto, dor de garganta, tosse, dores no corpo, articulares e gastrointestinais.

Sobre as estratégias a serem adotadas diante da confirmação de transmissão sustentada no país, Uip acredita que o plano de contenção do governo federal deve permanecer o mesmo. Ele ressaltou, entretanto, que o risco de contrair o vírus, agora, é ainda maior, uma vez que não apenas as pessoas que viajaram para o exterior ou que tiveram contato com quem veio de outros países estão vulneráveis à infecção. “O sistema de defesa humano não está alerta para combater essa doença. A possibilidade de infecção existe para todos.”

Cuidados como lavar as mãos regularmente e cobrir o rosto ao tossir e espirrar devem ser redobrados, segundo o médico. “Quem tem gripe deve ficar em casa, seja lá o vírus que for”, recomendou, ao destacar a importância do repouso, de uma boa alimentação e de uma boa hidratação, além de evitar aglomerações. A explicação: “o vírus gosta do frio e de pessoas próximas”.

Apesar do alto risco de infecção, Uip ressaltou que a possibilidade de complicações só aumenta em casos de crianças menores de 2 anos, adultos maiores de 60 anos, pessoas obesas e imunodeprimidas. Outro alerta feito pelo infectologista diz respeito às mulheres grávidas. “A doença parece ser mais letal para elas”.

A recomendação do médico para as pessoas que apresentarem sintomas de qualquer tipo de influenza é procurar serviços de atendimento próximos às suas casas, como ambulatórios e postos de saúde, ou médicos da família. O médico é o profissional que vai avaliar a necessidade de transferir o paciente para um centro de referência no tratamento de gripe suína.

“O que importa é que a decisão fique nas mãos dos médicos. Ele é que vai avaliar se essa pessoa tem um sintomatologia diferente do habitual, se há chance de complicações, se precisa de remédios e se precisa ser internada”, explicou. Uma pesquisa feita pelo Instituto Emílio Ribas revelou que cerca de 80% das pessoas que têm procurado o pronto-socorro do hospital deveria ter buscado postos de saúde. “Pronto-socorro é para doentes graves”, explicou.

Aos profissionais da área, Uip destacou que o diagnóstico de qualquer gripe é clínico e que não é preciso esperar a confirmação laboratorial para tomar providências em casos de um paciente com complicações – mesmo porque o exame demora cerca de três dias para ficar pronto e há a indicação de que medicamentos específicos para gripe suína sejam administrados nas primeiras 48 horas após a manifestação dos sintomas.

Paula Laboissière/ABr

UNOPress

UNOPress

A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Posts Relacionados

O Inverno é a época mais propícia para emagrecer. O consumo equilibrado de alimentos é possível emagrecer no inverno. Aproveite estas dicas.
Saúde

Emagrecer no Inverno é mais fácil conheça estas dicas

05/2023
6.6k
Ayahuasca Dimetiltriptamina Droga Perigosa Santo Daime LSD
Saúde

Ayahuasca – Droga perigosa é a moda da classe média britânica

03/2023
5.7k
Duração da Menopausa Sintomas Calorão Estresse
Saúde

Duração da Menopausa: Estudo revela que pode durar até 14 anos

10/2022
3.6k
ácido Hialurônico Glicólico Mandélico mascara facial espinhas manchas
Saúde

Ácido Hialurônico, Ácido Glicólico e Ácido Mandélico: Qual usar?

10/2022
3.6k
Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending News

Moda Tendência Seguir ou Não
Moda

Porque não seguir as Tendências da Moda

abr/2022
8.8k
Qual formato do seu rosto?
Moda

Qual o melhor óculos para o formato do seu rosto?

abr/2022
8.4k
Estresse engorda trabalho
Saúde

Estresse do trabalho engorda revela estudo

abr/2022
3.6k
Amar ou Gostar? Amor ou Química? Paixão
Comportamento

Amar ou Gostar? Amor ou Química?

fev/2022
4k
Beber água ajuda emagracer
Saúde

Qual a dieta mais econômica e barata?

mar/2022
3.7k
SC24h

O SC24h é um site de notícias que serve mais de 2 milhões de usuários com o conteúdo que interessa. Informações úteis que melhoram a qualidade vida, saúde e bem estar. O site é mantido pela UNO Marketing de Conteúdo com abrangência Internacional.

Siga-nos nas Redes:

Mais Recentes

O Inverno é a época mais propícia para emagrecer. O consumo equilibrado de alimentos é possível emagrecer no inverno. Aproveite estas dicas.

Emagrecer no Inverno é mais fácil conheça estas dicas

30 de maio de 2023
Compatibilidade Pessoa Áries Touro Gemeos Cancer Leão Virgem Libra Escorpião Sagitário Capricornio Aquario Peixes

Peixes e Sagitário Compatibilidade Amorosa | SIGNOS

12 de maio de 2023

Criação de Sites Web Design

Balneário Camboriú Barra Velha Benedito Novo Rodeio Bombinhas Blumenau Brusque Florianópolis Gaspar Ilhota Indaial Itajaí Itapema Jaraguá do Sul Joinville Palhoça Penha Piçarras Pomerode Porto Belo Navegantes Rio dos Cedros Rio do Sul São José Tijucas Timbó

Sites Parceiros

DiQueiroz
Catolicismo Romano
Radio Italiana
UNOWebsites
UNOPress

  • Política de privacidade

2008 - 2022 © SC24h Notícias | UNO

No Result
View All Result
  • Home
  • Colunas
    • Artigos
    • Batom Rosé
    • Defesa da Fé
    • Luiz Flávio Gomes
    • Mais que palavras
    • Olhar Panorâmico
    • Opinião
    • Sobe! Desce!
  • Turismo
  • Editorias
    • Comportamento
    • Gastronomia
    • Moda
    • Negócios
    • Notícias Gerais
    • Regionais
    • Vídeos
  • Saúde
  • Zodíaco
    • Artigos
    • O Signo de Áries
    • O Signo de Touro
    • O Signo de Gêmeos
    • O Signo de Câncer
    • O Signo de Leão
    • O Signo de Virgem
    • O Signo de Libra
    • O Signo de Escorpião
    • O Signo de Sagitário
    • O Signo de Capricórnio
    • O Signo de Aquário
    • O Signo de Peixes
    • Previsão Signo
  • Imóveis
    • Itapema
      • Meia Praia
    • Balneário Camboriú
      • Centro
      • Pioneiros

2008 - 2022 © SC24h Notícias | UNO

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In