Notícias Gerais

Trade turístico do Caminho dos Canyons querem participar do GT Náutico de Santa Catarina

Balneário Arroio do Silva – Durante a reunião itinerante do Conselho Estadual de Turismo, realizada entre os dias 27 e 29 de junho, municípios da região Caminho dos Canyons manifestaram interesse em integrar o Grupo de Trabalho de Turismo Náutico de Santa Catarina.

A coordenadora de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), Cristiane Biléssimo, e diretor de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Sombrio, Ricardo Ayres conversaram com o presidente do GT, Leandro Ferrari, sobre a relevância de impulsionar este segmento na região, tendo em vista a abrangência da Lagoa de Sombrio, que também banha Santa Rosa do Sul, Balneário Gaivota, São João do Sul e Passo de Torres, além do complexo hídrico de municípios como Araranguá e Balneário Arroio do Silva.

De acordo com Ferrari, nos próximos dias a intenção de participar do GT será formalizada por meio da Amesc, para que na próxima plenária do GT o pedido seja apresentado e votado em plenária a inclusão de um representante da Amesc e um do trade turístico da região.

A Lagoa do Sombrio tem área aproximada de 54 quilômetros quadrados, sendo 16,3 km de comprimento e cerca de 5 km de largura. Apesar da extensão, beleza e importância ambiental, a lagoa praticamente não é valorizada para fins turísticos, situação que os municípios têm interesse de reverter.

Conforme informou Cristiane Biléssimo, da Amesc, a Lagoa de Sombrio precisa passar por um processo de recuperação, o que inclui ações de desassoreamento e despoluição de algumas partes da lagoa, que coloca em risco todo ecossistema da região. “Atualmente, até mesmo a pesca artesanal está comprometida em decorrência da diminuição do nível das águas e a contaminação gerada principalmente pelas atividades agrícolas”, acrescenta.

Carla Coloniese
a/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo