Notícias Regionais

Teste rápido de HIV, Sífilis e hepatite para gestantes em Navegantes

Atualmente os exames são realizados no CETA e nos laboratórios, e a disponibilização dos testes rápidos nas Unidades vai garantir um exame mais resolutivo.

Navegantes – A Secretaria de Saúde de Navegantes está se articulando para disponibilizar em todas as Unidades de Saúde, o teste rápido de HIV, Sífilis e hepatites virais B e C. O resultado imediato destas doenças vai garantir maior eficácia no tratamento das gestantes no município. Atualmente, as mulheres realizam os exames através de encaminhamento médico ao Centro Epidemiológico de Testagem e Aconselhamento (CETA) e aos laboratórios. A rapidez no resultado vai fazer com que o tratamento seja iniciado com maior rapidez e dessa forma, aumentar a garantia da saúde do bebê.

Nos dias 23 e 30 de maio estão programadas capacitações no Auditório da Prefeitura, para os enfermeiros das Unidades de Saúde. O treinamento faz parte da estratégia da Rede Cegonha, do Governo Federal, responsável pela implantação do projeto no município.

Conforme a coordenadora do CETA, enfermeira Helena Soares, no primeiro encontro, a palestra vai ser com a enfermeira Leslie Korbarg e o segundo, com o bioquímico Johiel Tavares. Ela explica ainda que o município está se articulando para colocar o projeto em prática. “Estamos realizando as capacitações dos profissionais e a licitação para a aquisição dos equipamentos as Unidades de Saúde já está em andamento”, pontua a coordenadora.


Treinamento em hepatites virais

Além disso, está programado para o dia 22 de maio, na sala de reuniões do bairro São Paulo, uma capacitação ministrada pelo médico infectologista Dr. Pablo Sebastian Velho, para os médicos que trabalham com Estratégia de Saúde na Família (ESF), referente às hepatites virais. O objetivo é conversar com os colegas quanto à necessidade de investigar os diversos tipos de hepatites, considerando que é uma doença silenciosa.

Maila Santos
ai/UNO


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios