Notícias Gerais

Teste Rápido de HIV com resultado em 30 minutos chega às cidades catarinenses

Florianópolis – De hoje até sexta-feira, 48 profissionais de saúde de todo o Estado estão reunidos em Florianópolis, onde recebem treinamento para aplicação do Teste Rápido de HIV.

O objetivo é ampliar a execução de testes rápidos no Estado. Hoje, o Teste Rápido é aplicado em gestantes, nas maternidades estaduais. Com a capacitação desses profissionais, o exame será implantado, gradativamente, em todas as cidades catarinenses, conforme explica Elma Fior da Cruz, gerente de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde.

O Teste Rápido é um exame que detecta o vírus da Aids em 30 minutos. Feito a partir da coleta de uma gota de sangue, o exame se assemelha ao teste de glicose. Se o resultado for positivo, o paciente é encaminhado para exames laboratoriais. “A intenção é facilitar o acesso da população ao teste. E agilizar o resultado”, explica Elma, ao lembrar que, hoje, já está comprovado que o tratamento precoce melhora a qualidade de vida do paciente, além de evitar novas transmissões.

Há dois treinamentos. Um teórico, que está acontecendo no Ingleses Praia Hotel, e um prático, conduzido no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), pela Dra. Cristine Ferreira, gerente técnica do órgão. Durante 10 anos, Cristine trabalhou no Ministério da Saúde, no processo de implantação do Teste Rápido no Brasil. Agora, atuando na Secretaria de Estado da Saúde, a profissional está capacitando profissionais da Atenção Básica.

Os kits de Teste Rápido são fornecidos pelo Ministério da Saúde. O Estado repassa às cidades catarinenses. A cada teste realizado, o município ganha R$ 1,00.

ai/unopress

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo