Notícias Regionais

Teste anti-HIV é feito gratuitamente na rede pública de Laguna

Laguna – Relação sexual sem uso do preservativo é o principal motivo do contágio das 402 pessoas atendidas pelo programa DST Aids em Laguna. De acordo com a coordenadora do programa a psicóloga Christiane Nunes, o Ministério da Saúde acredita que este número pode ser triplicado. “Muitos desconhecem que estão com a doença”, salienta.

As pessoas que estão com o vírus HIV chegam a 168 casos, 89 mulheres e 79 homens. Os pacientes que já desenvolveram a doença são 234, destes, 93 são mulheres e 141 homens.

O teste anti-HIV em Laguna pode ser feito na unidade central (posto da carioca), das 7h ás 8h, de segunda a sexta. Não precisa de autorização médica e nem estar em jejum. O sangue recolhido é encaminhado para o Laboratório Central do Estado, dentro de 30 dias sai o resultado. “É muito importante, caso a pessoa tenha tinha tido uma relação sexual sem camisinha, esteja insegura, compartilhado seringa, fazer o teste”, solicita a coordenadora.

Em Laguna, um senhor com 68 anos de idade é a pessoa mais velha contagiada com o vírus.

A Secretaria de Saúde prepara a estratégia para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, lembrado em 1º de dezembro.

O diagnóstico precoce possibilita um tratamento eficaz e mais rápido, reduzindo os riscos e melhorando a qualidade de vida.

Nos próximos dias, o Ministério da Saúde irá lançar uma campanha para mostrar que o teste é um processo seguro, sigiloso e acessível na rede pública. Os protagonistas da campanha, que vivem com HIV e descobriram sua sorologia por meio do teste, irão incentivar a realização do exame. A campanha terá a seguinte abordagem: “Eu vivo com HIV e sei disso. A diferença entre nós é que você pode ter o vírus e não saber. Vá à unidade de saúde e faça o teste de Aids”.

Das 530 mil pessoas que vivem com HIV no Brasil atualmente, 135 mil desconhecem sua situação e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao serviço de saúde tardiamente.

Em caso de dúvidas, procure a Unidade de Saúde. Informe-se pelo 136 ou www.aids.gov.br

O que é Aids ?

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação

ai/UNOPress

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo