Notícias Regionais

Stammtisch e Desfile Interno movimentam noite da Oktoberfest

(2014) Blumenau – Simultaneamente, no mesmo espaço, cruzaram-se duas das maiores atrações típicas alemãs da nossa região: o Stammtisch, o tradicional encontro de amigos, e o desfile da Oktoberfest, que encanta a todos com música, alegria e muita diversão no Parque Vila Germânica. Foi o centro das atenções para turistas e blumenauenses.

Os grupos desfilaram por dentro dos três setores, enquanto as confrarias observavam e curtiam o prazer da amizade e da boa companhia.

Para os turistas também foi uma oportunidade única. Wilson Rezende da Silva, de 35 anos, e sua esposa, Lucilene Arruda, também de 35 anos, são naturais de Cuiabá (MT) e ficaram fascinados ao ver o desfile passar pelos setores. “É um sonho realizado. Há quatro anos moramos em Itajaí, mas só conhecíamos a Oktoberfest pela televisão”, conta o turista. Para a organização, o objetivo foi proporcionar aos oktoberfesteiros uma amostra do que acontece na rua XV de Novembro em outubro. “É a melhor forma de divulgar o desfile dentro da festa”, declara a diretora de eventos e operações do Parque Vila Germânica, Ivone Lemke.

O desfile interno foi aberto pelas bandeiras, que foram erguidas pela realeza da festa e, logo atrás, apareceu uma das figuras mais importantes da Oktoberfest, o Vovô e a Vovó Chopão. A banda musical da escola Felipe Schmidt e o grupo folclórico AFG Blumenau foram os responsáveis pela música e pela dança. Eles foram seguidos pelos Tulipeiros que mostram a habilidade nas técnicas do Chope em Metro, e a Associação dos Clubes de Caça e Tiro. Para fechar o desfile, apareceu a turma do Music Motora, distribuindo chope para os oktoberfesteiros e tornando a noite ainda mais divertida.


Stammtisch na Oktoberfest

Desde 2010, a tradicional Noite do Stammtisch reúne os principais grupos que se encontram todos os anos na rua XV de Novembro. Este ano, 54 confrarias ocuparam o setor 2. Uniformizados, de camisas iguais ou vestidos a caráter, os oktoberfesteiros esbanjaram alegria e descontração. Alguns grupos mais novos e outros mais antigos, como é o caso do Stammtisch Dahochkenn Die Immer Dahochkenn, uma confraria de 16 integrantes que se reúne há 18 anos para debater sobre os assuntos do dia-a-dia e, é claro, saborear uma boa comida e bebida. De acordo com um dos fundadores, Alcides Schneider, o encontro desta noite é uma ótima oportunidade para confraternizar e ainda interagir com os turistas e outros grupos. “Nada melhor que a Oktoberfest para reunir os amigos e ainda promover a nossa cultura típica alemã”, diz o fundador.   

ai/UNO


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios