Notícias Regionais

Sombrio já dispõe Ambulância do SAMU 192

Sombrio – O que era promessa virou fato. Contemplada com uma unidade do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU 192), a população de Sombrio teve a confirmação de fato ao ver a Ambulância estacionada em frente ao Posto de Saúde Central na manhã desta segunda-feira, 12 de abril. Trazido da capital paulista no sábado, 10, o veículo foi entregue oficialmente no primeiro dia útil da semana, pelo representante do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, Jones Alexandre Martins.

O ato que simbolizou a entrega da unidade de suporte básico teve a presença do Prefeito de Sombrio, Professor Jusa, que recebeu as chaves como representante do município, o vereador Cesar Luchina, representando o poder legislativo, a Secretária Municipal de Saúde, Gislaine Dias da Cunha, demais secretários e população. “Segundo dados que nos foram apresentados no momento da assinatura do convênio para a vinda do SAMU, cerca de 40% dos casos atendidos são resolvidos na própria residência, o que comprova o grande benefício gerado pela aplicação do Serviço”, relatou Professor Jusa.

Segundo Jones Alexandre Martins, a intenção do Ministério da Saúde é entregar 2.312 unidades em todo o Brasil até o final de 2010. “Esta Ambulância faz parte de uma primeira leva de 650, que está aqui graças ao empenho do prefeito em fazer com que a população fosse beneficiada com o SAMU 192”, afirmou o representante do governo federal.

E do governo federal, Professor Jusa recebeu ainda a confirmação de parceria para a construção de uma unidade de saúde para o Bairro Nova Brasília,um pedido feito pela própria comunidade durante as reuniões para elaboração do Plano Plurianual. “Serão recursos do governo federal com contrapartida do governo municipal”, disse o Prefeito.

Segundo dra. Aline Reategui, médica reguladora e intervencionista, assim como Sombrio, outras duas cidades da região sul foram beneficiadas com unidades de suporte básico, Meleiro e Forquilhinha, somando-se a outras nove (Santa Rosa do Sul, Turvo, Criciúma, Tubarão, Braço do Norte, Lauro Müller, Siderópolis, Laguna e Morro da Fumaça). “Santa Catarina é um estado onde há cobertura de 100% do território pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência, SAMU 192”, disse Jones Alexandre Martins.

Na mesorregião sul, o SAMU 192 conta ainda com três UTIs Móveis ou Unidade de Suporte Avançado (USA), em Criciúma, Tubarão e Araranguá. “Aqui em Sombrio, a Ambulância do SAMU vai ficar sediada no Hospital Dom Joaquim, de onde vai partir para os atendimentos”, declarou a Secretária de Saúde. “Aguardaremos agora o processo para contratação dos profissionais que vão atuar na unidade, para que o SAMU 192 possa entrar em funcionamento, prestando o atendimento aos moradores de Sombrio e municípios vizinhos”, concluiu Gislaine.
 
AI/Redação 24 Horas

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo