Notícias Regionais

Situação de emprego equilibrada em Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul – A flutuação de emprego em Jaraguá do Sul apresentou um saldo negativo de 208 postos de trabalho no primeiro quadrimestre deste ano, com 10.532 trabalhadores contratados e 10.740 demitidos, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O secretário da Indústria e Comércio/JS, Célio Bayer, acredita que esta queda pode não ser real e a flutuação esteja equilibrada no município. Ele argumenta que, em tempos difíceis, as empresas fazem suas adequações dispensando, preferencialmente, pessoas aposentadas que foram admitidas em época de alta demanda. Além disso, ele informa que o Sine/JS está com 100 vagas abertas para a área operacional em geral.

Bayer avalia que este equilíbrio, embora não seja um grande motivo de comemoração, principalmente se comparados estes números aos do mesmo período de 2008 quando foram criadas 2.780 novas vagas é sinal de que a economia está se recuperando. Ele sustenta seu otimismo analisando dados do Caged. Apesar de termos fechado com cerca de 4 mil vagas positivas no ano passado, os meses de novembro e dezembro foram negativos em aproximadamente 1,5 mil vagas. Como depois de quatro meses já estamos praticamente equilibrados, podemos esperar que este semestre feche positivamente.

Para o secretário, Jaraguá do Sul tem melhores condições de recuperação rápida porque não foi tão afetada pela crise, que atingiu mais fortemente as empresas exportadoras. “Nosso município tem, em sua maioria, micro e pequenas empresas fornecedoras para o mercado interno, que se manteve aquecido, argumenta Célio Bayer, salienta que este é o momento das pessoas se prepararem e se qualificarem, pois o mercado já dá sinais de reaquecimento e há empresas anunciando esta tendência.

Fonte:Jorge Pedroso
Jornalista


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios