Videira – A partir de agora a criação de novas empresas em Videira deverá ser realizada através do Sistema de Registro Integrado – Regin, que possibilita ao empresário o acesso ao número de CNPJ da empresa por meio da internet. O sistema foi disponibilizado para empresários e contadores nesta semana visando eliminar a burocracia, reduzindo o prazo de abertura de empresas para 48 horas, já que hoje no Brasil, um candidato a empresário leva em média 152 dias tentando abrir seu negócio.
O cadastro sincronizado Regin integra as informações do Departamento de Tributação, Departamento de Planejamento, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), Secretaria de Estado da Fazenda e a Receita Federal. “Este novo processo de abertura de empresa agiliza a emissão de alvará, já que integra todos os órgãos responsáveis através de um software que define as atribuições de cada setor”, explica o secretário municipal de Finanças – Alexandre Ganasini.
A fiscal de tributos Sônia Cardozo dos Santos – coordenadora do Regin na Prefeitura de Videira aponta que com a implantação do Sistema Integrado, o empresário, ao terminar o trâmite do processo de constituição na Jucesc, terá, além do seu ato registrado na Junta Comercial – o CNPJ, a Inscrição Estadual, o protocolo do Alvará de Funcionamento junto à Prefeitura, da vistoria no Corpo de Bombeiros e do Alvará Sanitário na Vigilância Sanitária. “O Regin, permite que o cidadão-empresário acompanhe a tramitação do seu processo através de consultas via Internet, sendo informado da documentação que deve apresentar e das pendências detectadas em cada instituição”, diz.
Na avaliação do prefeito Wilmar Carelli quem ganha com o Regin é a economia do município. "Muitas vezes a demora no processo de abertura de uma empresa acaba desestimulando o futuro empresário. Com o Regin, os empreendedores poderão constituir e desenvolver seus negócios de uma maneira simplificada, rápida e integrada, o que se reflete em maior arrecadação e desenvolvimento para Videira", observou. Já o profissional da contabilidade deixará de perder tanto tempo com a burocracia e poderá se concentrar na tarefa de orientar o empresário na gestão do seu negócio, ajudando-o a crescer no mercado.
Empresários e contadores de Videira podem obter mais informações na página da Prefeitura (www.videira.sc.gov.br) – links úteis: Jucesc – Acompanhamento de Consulta e Jucesc Pedido de Viabilidade, onde é possível consultar a viabilidade da implantação do negócio, apontando se a localização pretendida é compatível com as normas de zoneamento da região e informando a relação das instituições que intervirão no processo com suas respectivas listas de exigências de documentação, taxas e os possíveis impedimentos para o estabelecimento da empresa.
Fonte:Silvia Palma
Assessora de Comunicação