Notícias Regionais

Seminário de Agricultura em Brusque define ações para o setor

Brusque – Ouvir e discutir sobre as necessidades dos produtores rurais de Brusque. Estes foram os objetivos da primeira edição do Seminário Municipal da Agricultura, realizado nesta segunda-feira, 8, na sede do Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque. O evento, idealizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, contou com a presença de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brusque, Epagri, Cresol e Banco do Brasil e reuniu cerca de 30 produtores locais.

Durante a abertura do Seminário Municipal de Agricultura, o prefeito Paulo Eccel, salientou sobre a importância de reunir e ouvir as dificuldades dos produtores rurais de Brusque e da região para planejar o setor. “Precisamos saber o que queremos para depois saber como fazer. É importante este diálogo com os produtores e também com as cidades vizinhas. É necessária essa união para que possamos ir em frente e alcançar nosso objetivo”.

Para o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Armando Dispósito Junior, o evento inédito na cidade contribuirá para a construção do plano municipal de agricultura do município. Para ele, a participação dos produtores rurais serviu para levantar as reais dificuldades encontradas no dia a dia do trabalhador. “Eles estiveram não apenas de corpo presente, mas com sua intelectualidade e ideias que eles apresentaram. Com a participação dos produtores, percebemos a realidade que existe no município”, salientou.

Atualmente, os setores rurais representam cerca de 3% da economia do município. Paulo Eccel acredita que Brusque tem potencial para ultrapassar esse percentual com o plano municipal de agricultura. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Jorge Ramos, o auxílio do Governo Municipal aos produtores rurais do município, será um fator importante para o crescimento desse número. “Acreditamos que ao término dessa gestão, alcançaremos o dobro que é representado hoje”, disse. De acordo com Dispósito, os produtores rurais de Brusque contarão também com o apoio da Epagri, que disponibilizará técnicos conforme a demanda dos produtores. 


A opinião dos produtores

A primeira edição do Seminário Municipal da Agricultura reuniu produtores rurais de diversos setores. A agricultora do bairro São João, Maria Isolene Esser, 54 anos, acredita que esse foi o primeiro passo dado em relação à melhoria no setor. “É uma semente que foi plantada, porque sem iniciativa não vai para frente”, comentou.

Segundo José Luiz Dada, 51, que está envolvido com agricultura há mais de 30 anos, os produtores rurais de Brusque nunca receberam incentivo como o que está sendo oferecendo pelo Governo de Brusque. “É o melhor incentivo que tivemos até hoje. Foi o melhor começo que já recebemos e espero que isso tenha continuidade. Que seja uma raiz, para que possamos colher futuramente”, finalizou.

ai/UNOPress


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios