Notícias Regionais

Semana do Esqueça um Livro em São Miguel do Oeste

São Miguel do Oeste – A Fundação Municipal de Cultura – FUNCULTURA de São Miguel do Oeste, juntamente com a bibliotecária Elizabeti Melo (CRB 14/708), organiza a Semana Municipal do Esqueça um Livro, entre os dias 25 de janeiro e 01 de fevereiro.

Segundo o presidente da fundação, Elias Araújo, a iniciativa tem o propósito de incentivar as pessoas a se desapegarem de alguns livros, os quais já tenham sido lidos. Segundo ele, serão espalhadas caixas personalizadas em pontos específicos e com maior movimentação, como supermercados, lojas e instituições públicas. “Assim, as pessoas podem depositar o livro nas caixas e quem se interessar pode apanhar o exemplar para efetuar a leitura”, acrescenta.

A bibliotecária Elizabeti observa que a proposta é conhecida como BookCrossing, surgiu nos Estados Unidos, e consiste em deixar um livro num local público, para que outros o encontrem, o leiam, e voltem a esquecer pela cidade e assim sucessivamente.

Cultura e Leitura


No Brasil o projeto “Esqueça um livro”, baseado no conceito BookCrossing,  foi criado em 2013 pelo jornalista Felipe Brandão.

“Baseando-se no projeto Esqueça um livro, e aderindo a ele, criamos o projeto Semana Municipal do Esqueça um Livro, com a finalidade de incentivar e contagiar todos ao desapego cultural, ou seja, permitir que aquele livro que já foi lido e está na estante sem recuperação, sem cumprir mais sua função, volte a atividade, que possa encantar, e trazer cultura, informação, conhecimento, imaginação, prazer a outras pessoas, e siga desta forma numa corrente cultural, para que se torne um hábito, a não acumulação, mas sim a cultura e a leitura”, detalha a bibliotecária.

ai/UNOPress


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios