Notícias Regionais

Semana de Museus inclui visita a sambaqui na Lagoa do Saguaçu em Joinville

Joinville – A 8ª Semana dos Museus envolve 588 instituições em todo o país, sendo realizados mais de 1700 eventos sobre patrimônio, cultura e educação. Em Joinville, a programação oferecida pela Fundação Cultural reúne quatro museus e um espaço de memória para as atividades.

Na sexta-feira (21) o Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville abre a exposição temporária "A construção do Parque Caieira: Olhares da Arqueologia”, às 9 horas. A mostra estará aberta para visitação até o final do ano no Parque Caieira. Em seguida, na sexta-feira, será realizada a visita guiada "Uma manhã no Sambaqui Lagoa do Saguaçu" com a equipe do museu. As inscrições devem ser feitas no Museu de Sambaqui pelo (47) 34330114 ou 34331162.

Na Estação da Memória, a comunidade terá a oportunidade de participar de uma oficina de xilogravura (um processo de gravação em relevo que utiliza a madeira como matriz e possilibita a reprodução da imagem gravada sobre papel). A aula será realizada na sexta-feira (21), às 14 horas, na Estação. A mídia e o patrimônio estarão em debate no "Encontros Improváveis" com o professor Afonso Imhof, do departamento de História da Univille, às 19 horas, no mesmo local.

No sábado (22/05), na Estação, serão realizadas as oficinas de materiais recicláveis do projeto "EcoQuê – O que é lixo pra você?". As aulas ocorrem às 10 horas e às 14 horas. Os alunos da escola municipal Rosa Maria Berezoski e da escola estadual Antônia Alpaides também participam das oficinas.

Também no sábado, na Estação da Memória, a doutora em teoria da Literatura Taiza Mara Rauen Moraes e o escritor Rubens da Cunha participam do "Encontro Improváveis" com o tema "Literatura: (Des)construção social". A conversa será às 19 horas.

Na sexta-feira (21) também será realizado o 2º Colóquio Museu Casa Fritz Alt. O objetivo do encontro é discutir o tema Museu Aberto Fritz Alt enfatizando a importância do artista na história de Joinville e de suas obras espalhadas por vários pontos da cidade. O colóquio é voltado para pesquisadores, estudantes, professores e pessoas que tiveram contato com o artista. A mediação das discussões será realizada pela mestranda Rúbia Stein do Nascimento, pesquisadora do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade – MPCS da Univille. O evento será realizado nas dependências do museu das 10h às 11h30.

Toda programação é aberta à comunidade e gratuita. Saiba mais sobre o evento nacional no site www.museus.gov.br.

AI/Redação24Horas

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo