Notícias Regionais

Semana de Luta contra as Hepatites Virais

Xanxerê – Até o dia 22 de maio o Ministério da Saúde realiza a Semana de Luta contra as Hepatites Virais. De acordo com a secretária de Saúde do município de Xanxerê, Iára  Helena Callfass, funcionários da Vigilância Epidemiológica estão distribuindo informativos nas unidades de saúde para os usuários do SUS, e orientando a população com relação aos principais sintomas da doença e também como deve ser feita a prevenção.

Existe a vacina apenas para a Hepatite B e ela só podo ser ministrada em menores de vinte anos ou de acordo com os critérios do Ministério da Saúde. Nestes casos as vacinas podem ser feitas em todos os postos de saúde de Xanxerê, explicou a secretária dizendo ainda que existem vários tipos de hepatite, por isso o melhor caminho é a prevenção.

De acordo com Caroline Cenzi, enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município  

a Hepatite é a décima causa de mortes no mundo e o estado de Santa Catarina é considerado uma região  com grande incidência de casos.

Desde de 2000, Xanxerê já registrou  460 casos de Hepatites Virais. Por isso , é preciso ficar atento com relação aos formas de transmissão da doença, disse a enfermeira ressaltando  a importância de se exigir material esterilizado ou descartável em serviços de saúde e salões de beleza, por exemplo. Outra orientação importante é não compartilhar agulhas e seringas e também sempre se prevenir nas relações sexuais usando camisinha.

As mulheres grávidas podem passar o vírus da hepatite B para o bebê por isso, é importante vacinar o recém-nascido nas primeiras 12 horas de vida.

Quem recebeu transfusão de sangue antes de 1993 pode ter hepatite C.  A orientação é: qualquer pessoa que apresente algum sintoma ou que tenha tido risco para contrair o vírus da hepatite deva procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para maiores informações”, concluiu a enfermeira.

Fonte:Ana Elise Zogheib – Assessoria de Imprensa.

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo