Arroio do Silva – Além da conscientização com folders, adesivos e outdoors a campanha proporcionou 50 testes rápidos e palestra para Educadores.
Todos os objetivos da Campanha de Luta contra a AIDS, realizada de 26 de novembro a 01 de dezembro no Balneário Arroio do Silva, foram alcançados, segundo os organizadores.
Dentre os meios para atingir a população do balneário, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica foi a divulgação do tema – tendo como enfoque a prevenção do HIV/AIDS e o diagnóstico precoce, para evitar o óbito por AIDS; pois quanto mais cedo o diagnóstico menor a possibilidade do indivíduo adoecer e melhor será a qualidade de vida.
Durante a semana de campanha foram distribuídos milhares de folders sobre como prevenir-se das doenças sexualmente transmissíveis, divulgação na imprensa, entrevistas, e teste de HIV das 13 às 19 h no posto central.
Foram sorteadas camisetas para aqueles que realizaram o teste durante a campanha de combate à AIDS. Os servidores da Prefeitura Municipal aderiram a luta contra a AIDS vestindo a camiseta personalizada da campanha.
Treinamento para Educadores
Na sexta-feira, 30, no Centro de Eventos do Hotel Scaini, a equipe da Faepesul, através Secretaria Municipal de Saúde, realizou um treinamento com os educadores da rede municipal de ensino, sobre DST/AIDS, gravidez na adolescência, entre outros temas, com o objetivo de capacitá-los para inclusão na política pedagógica das escolas.
“Na sexta-feira realizamos testes rápidos de HIV, hepatite C, hepatite B e sífilis durante todo o dia. Foram mais de 50 testes. A população de Balneário Arroio do Silva está de parabéns pela participação em mais uma campanha de luta contra a AIDS. Agradecemos também a imprensa regional pela cobertura”, frisa a responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Franciele Ramos.
Fotos: Gazeta do Arroio
Jorge Pimentel
ai/UNOPress