Notícias Regionais

Semana de Conscientização do Planejamento Familiar em Navegantes

Navegantes – A Prefeitura de Navegantes em parceria coma Câmara Municipal realizam, do dia 3 a 9 de agosto, a 1ª Semana de Conscientização do Planejamento Familiar, que tem como objetivo informar e conscientizar a sociedade sobre a importância do planejamento familiar, abordando temas como sexo/sexualidade, métodos contraceptivos, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, entre outros, envolvendo as escolas e demais instituições.

A ação inicia com uma palestra, no dia 3 de agosto (sábado), às 15 horas, com a psicóloga Angélica Scartezini Batisteli, seguida por uma caminhada, com saída em frente ao CAIC (bairro Nossa Senhora das Graças) em direção à Igreja Católica de São Domingos. Haverá distribuição de 500 camisetas aos primeiros que chegarem ao evento e sorteio de bicicletas.

Já no dia 6 (terça-feira), a Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude estará coletando perguntas sobre sexualidade, elaboradas pelos alunos do projeto Cidade da Criança, para serem respondidas por profissionais.  

No dia 7 (quarta-feira), haverá dinâmicas com jogos de tabuleiros envolvendo questões de sexualidade, adequadas para a faixa etária dos alunos do Cidade da Criança. Às 18h30, no mesmo local, acontecerá palestra com os pais e responsáveis sobre planejamento familiar.


Também no dia 7, a Secretaria de Assistência Social estará realizando palestra, às 14h, no CREAS (em frente ao Colégio Júlia Miranda de Souza), com o tema: Cuidando do cuidador – referenciando aos idosos.  

No dia 8 (quinta-feira), a Secretaria da Criança proporcionará aos alunos a criação de fantoches com materiais recicláveis, para contação de histórias, abordando o tema proposto, no Cidade da Criança. E no dia 9 (sexta-feira), a APAE realizará palestra sobre prevenção, sexo/sexualidade, também na Cidade da Criança.

Durante todos os dias da 1ª SemaNA de Conscientização do Planejamento Familiar, a Secretaria da Educação realizará palestras e atividades sobre o tema nas escolas municipais, com a participação de alunos, professores, famílias e comunidade. Os envolvidos também poderão, anonimamente, escrever perguntas sobre sexualidade, que serão coletadas pela Secretaria para serem respondidas e esclarecidas todas as dúvidas sobre o assunto.

A secretaria da Saúde estará, ainda, formando grupos de Educação e Saúde nas unidades básicas e Centro de Referência da Mulher e do Homem (CRMH); realização de mutirão de exames preventivos; atendimentos para consultas de planejamento familiar; reuniões sobre anatomia humana e métodos contraceptivos disponíveis no CRMH (DIU, preservativos femininos e masculinos, laqueadura e vasectomia); e profissionais do CETA nas ruas orientando e conscientizando sobre a necessidade de prevenir DST/AIDS e gestação indesejada.


Lei nº 2682 de 25/03/2013

A Semana de Conscientização do Planejamento Familiar no âmbito do município de Navegantes foi instituída pela Lei nº 2682 de 25/03/2013, criada pelo vereador Beto Batisteli e sancionada pelo prefeito Roberto Carlos de Souza, para ser incluída, anualmente, no calendário de eventos oficiais municipais, na primeira semana de agosto.

Louise Benassi
ai/UNO


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios