Notícias Regionais

Segurança Pública registra números positivos em Navegantes

Conforme análise do relatório da Secretaria de Segurança Pública de SC, Navegantes caiu consideravelmente no ranking de homicídios da 2ª posição em 2009 para 12ª em 2013

Navegantes – A Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina divulgou, na última segunda-feira, o relatório com o ranking dos municípios catarinenses com o maior número de homicídios dolosos, ou seja, que há intenção de matar, nos últimos três meses. Segundo análise dos dados, o comparativo mostra que Navegantes teve uma melhora significativa na segurança nos últimos quatro anos, caindo no ranking da 2ª posição em 2009 para 12ª em 2013.

Segundo dados de 2009 da Agência de Inteligência do 25º Batalhão da Polícia Militar, em comparação com as demais cidades do Estado de Santa Catarina, Navegantes ficava em segundo lugar no número de homicídios por 100 mil habitantes, com índice de 52,33 homicídios.

O Secretário de Segurança Publica de Navegantes, Joab Bezerra Duarte Filho, afirmou que a realidade hoje é outra. “Caímos 10 posições no ranking de homicídios, isso se deve a esforços aplicados em conjunto pelos diversos segmentos, que deram resultados na diminuição da violência na cidade”, ressaltou o secretário.

Ele destaca as operações no combate ao tráfico de drogas e porte ilegal de armas realizadas constantemente pela Policia Militar na cidade neste período – crimes que influenciam diretamente nos índices de violência e criminalidade na cidade. Em 2009, 55,17% dos homicídios praticados em Navegantes tinham motivação por tráfico de drogas.

 “Com a criação do 25º Batalhão, que foi uma conquista de diversos segmentos da sociedade, tivemos como resultado uma intensificação na repreensão, combate ao tráfico de drogas e porte ilegal de armas”, ressaltou o secretário.

De acordo com a PM, somente no decorrer do ano de 2012, mais de 32 armas de fogo que estavam na posse de marginais foram retiradas de circulação e aproximadamente 150 apreensões de drogas foram realizadas, desde maconha, cocaína e principalmente o crack.

O Secretário destaca, ainda, o investimento efetuado pelo poder Executivo em ações preventivas, como iluminação pública, uniformização de alunos nas escolas municipais, contra turno escolar, praças de esporte e lazer, cursos profissionalizantes, tudo para afastar as crianças e jovens da criminalidade.

Também merece referência a instalação de Câmeras de vídeo monitoramento em pontos estratégicos da cidade, uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura. E com o convênio de trânsito, foram comprados equipamentos e viaturas para as policias Civil e Militar.

“Ainda nesses últimos anos, foram desenvolvidas várias forças tarefa pela Policia Civil e a atuação do Poder Judiciário e do Ministério Público. Por meio dessa parceria, estabeleceu-se uma sensação de segurança e bem estar em toda cidade de Navegantes”, concluiu o secretário.

Louise Benassi
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo