Notícias Regionais

Secretaria de Saúde de Joinville oferece testes rápidos de HIV em celebração ao Dia de Luta contra a AIDS

Joinville – Para enfatizar a importância do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, comemorado no dia 1º de dezembro, a Secretaria da Saúde de Joinville vai realizar várias ações de prevenção à doença nesta sexta-feira (30/11). Uma das atividades serão os testes rápidos do Ministério da Saúde que diagnosticam HIV, Sífilis, Hepatites B e C em apenas 15 minutos. Segundo a coordenadora da Unidade Sanitária, Halina Temothio, a população convidada a fazer os testes é o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais), além dos adolescentes que já iniciaram sua vida sexual.

“A expectativa é que 300 pessoas sejam atendidas neste dia. Enquanto o paciente estiver aguardando pelo resultado do teste, ele poderá conferir nossa palestra sobre a AIDS. Também ofereceremos a vacina contra a Hepatite B, materiais educativos, gel lubrificante, além de preservativos masculinos e femininos”, destaca Halina. Todas as atividades serão realizadas das 8h às 19h, na sede da Unidade Sanitária de Joinville, localizada no prédio da rua Itajaí, nº 51.

A Aids é a sigla em inglês da síndrome da imunodeficiência adquirida (Acquired immune deficiency syndrome). É causada pelo HIV, vírus que ataca as células de defesa do nosso corpo. A Aids compromete o sistema imunológico e, como consequência, o organismo fica mais vulnerável a doenças como um simples resfriado ou a infecções mais graves como tuberculose e câncer, dificultando o tratamento delas.

Conforme o Ministério da Saúde, atualmente cerca de 530 mil brasileiros possuem o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), porém 130 mil desconhecem que estão infectados. Em Joinville, os números indicam o total de 2.836 casos de AIDS diagnosticados até o ano de 2011.

Pessoas que se exporem ao HIV devem fazer o teste o mais rápido possível. Os exames podem ser feitos de forma anônima nas unidades dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). Endereço do CTA: Rua Itajaí, 51, Centro. Telefone: (47) 3433-9179. E-mail: [email protected]

Dyorgia Danielly da Rosa Bogo
ai/UNOPress

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo