Notícias Regionais

Tijucas divulga novo calendário de exames para anemia eqüina

Tijucas – Na próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas dará início a mais um cronograma de exames para diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina (AIE).

O material será coletado até quarta-feira, dia 20, passando por canchas e CTG’s de todo o município e os resultados dos exames poderão ser retirados no dia 26 de fevereiro (terça-feira), conforme indica o Cronograma: Exame de AIE – Fevereiro.

De acordo com especialistas, a AIE é uma enfermidade grave, causadora de enormes prejuízos ao produtor e à economia  do pais. Ela é causada por um vírus e é também conhecida como Febre dos Pântanos, Malária Equina ou Aids Equina.

O vírus é transmissível a todos os equídeos, sem que haja qualquer preferência por raça, sexo ou idade e pode ser encontrado em quase todos os países do mundo. Sua frequência tem aumentado a cada dia e no Brasil, o problema continua atingindo proporções preocupantes, em especial, no Pantanal do Mato Grosso e na Ilha de Marajó, devido às características geoclimáticas dessas regiões.


Os insetos vetores responsáveis pela transmissão do vírus da AIE são todas as grandes moscas mordedoras, com destaque para a Mutuca Tabanus sp. A transmissão também ocorre pelo emprego de instrumental cirúrgico, agulhas hipodérmicas não esterilizadas, sonda esofágica, trocater, ranilhas, raspadeiras, esporas, tatuadores e arreios.

Para diagnosticar a AIE com precisão, é necessária a realização de testes sorológicos analisados em laboratórios aprovados para diagnóstico desta infecção.

A validade do resultado negativo para o exame laboratorial da AIE é de 180 dias para propriedade controlada e de 60 dias para os demais casos. Todos os eventos onde ocorrem acúmulo de equídeos ou transferência de pastagem ou reprodução torna obrigatório a apresentação do exame negativo para anemia.

Para mais informações, consulte a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas pelo telefone (48) 3263-1133.


Karina Peixoto
ai/UNOPress

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios