Florianópolis – Termina nesta sexta-feira (29) o Curso de Formação Continuada para Professores Indígenas, iniciado na segunda-feira (25), no município de São Carlos, pertencente à Regional de Chapecó. Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Nacional do Índio (Funai), o evento contemplou 143 professores que atuam em 35 unidades escolares que atendem alunos das etnias Guarani, Kaingáng e Xokleng.
“O objetivo do curso é discutir e orientar a metodologia do ensino intercultural e bilíngue nas escolas de educação escolar indígena de Santa Catarina”, declarou a diretora de Educação Básica da SED, Gilda Mara Penha. A formação ocorre até às 18 horas no Hotel Pratas Termas, localizado na Rodovia SC, Km 142.
Também participam do curso representantes do Núcleo de Educação Escolar Indígena das Gerências Regionais de Chapecó, Xanxerê, Ibirama, Laguna, Brusque, Joinville e Florianópolis e da Funai. As palestras foram proferidas pelos especialistas em Educação Escolar Indígena José Manoel Decon, Clovis Antônio Brighenti, Sandor Fernando Bringmann e Carina Santos de Almeida.
A gerente do Ensino Fundamental da SED, Júlia Siqueira da Rocha, destaca que a Secretaria “optou por docentes que visam ao fortalecimento da identidade étnica, recuperação e vitalização das memórias históricas, valorização das línguas e o reconhecimento dos saberes empíricos e científicos dos povos indígenas que vivem em Santa Catarina”.
Estão envolvidas diretamente no evento as diretorias de Desenvolvimento Humano, por meio da Gerência de Capacitação e Avaliação Funcional, e a de Educação Básica e Profissional, por meio da Gerência de Ensino Fundamental, e sete Gereds.