Notícias Gerais

Schürmann filma documentário para Discovery Channel sobre Naufrágio do U-513 em Barra Velha

Barra Velha – O navegador Vilfredo Schürmann esteve nesta última sexta feira, dia 23 de abril, em Barra Velha, fazendo tomadas para um documentário que está sendo produzido sobre a história do naufrágio do submarino alemão “U-513”. Na oportunidade, foram entrevistados os moradores Moacir Borba, Servino da Costa e dona Zulma Freitas, cidadãos de Barra Velha que lembram dos reflexos que este naufrágio teve na comunidade local.

Os barra-velhenses tiveram contato com os sobreviventes do navio cargueiro americano “Richard Caswell”, que foi afundado pelo respectivo submarino e cuja parte dos tripulantes conseguiu chegar em Barra Velha no dia 22 de julho de  1943. Algumas locações externas foram realizadas no rancho dos pescadores, nas proximidades do porto do Rio Cancela (ambos na Praia Central) e as internas no Siri Restaurante, um dos principais estabelecimentos gastronômicos de Barra Velha, localizado no centro da cidade.

As tomadas no município foram dirigidas pelo cinegrafista e produtor Todd Southagate. O canadense é o mesmo que recentemente acompanhou a visita do diretor James Cameron (diretor do filme “Avatar”) e a atriz Sigourney Weaver pela Amazônia e que agora trabalha com Vilfredo Schürmann na produção do documentário.

Parte do material, segundo o historiador José Carlos Fagundes, o Cacá, poderá ser usado para ilustrar um quadro no programa “Fantástico”, da TV Globo, e para uma série no “Discovery Channel”. A relação entre a história do submarino U-513 e o afundamento do navio cargueiro americano”Richard Caswell” com a cidade de Barra Velha foi estabelecida a partir de estudos do historiador Cacá, que trabalha na Fundação Municipal de Cultura. A Prefeitura de Barra Velha, a Fundação de Cultura e o próprio Cacá Fagundes deram todo o suporte para o bom êxito das filmagens.


ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios