Notícias Gerais

Saúde do homem ganha atenção especial em Siderópolis

Uma série de ações em alusão ao Novembro Azul estão sendo realizadas em Siderópolis

Siderópolis –  Desde o início deste mês, a saúde do homem vem sendo destaque em Siderópolis. Por meio da Atenção Básica e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), está realizando uma programação especial para a campanha do Novembro Azul no município. Além dos serviços já ofertados normalmente, os setores também estão promovendo ações específicas voltadas ao tema.

Na próxima segunda-feira (16), serão ofertadas consultas médicas para verificar a necessidade da realização do exame Antígeno Prostático Específico – mais conhecido como PSA – para o rastreamento do câncer de próstata. Os atendimentos serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, em horário normal. Apenas duas UBS farão a ação em outra data: o atendimento no Vila Rica será na quarta-feira (18), enquanto na UBS Dr. Gyrão acontecerá na quinta-feira (19). Nestes dias, os profissionais do Nasf e os enfermeiros das unidades também promoverão palestras e orientações sobre saúde em geral.

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) também participará das ações, realizando, na manhã da segunda-feira, uma palestra para os homens que frequentam a instituição. A conversa abordará temas como o câncer de próstata e os testes rápidos, que servirão para orientar os pacientes.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica no município, Lívia Feltrin, a campanha deste ano não foca apenas em uma questão específica. “O objetivo do Novembro Azul é a prevenção do câncer de próstata. Entretanto, acreditamos que devemos trabalhar a promoção da saúde do homem de maneira geral, pois eles ainda se preocupam menos com a saúde e têm uma expectativa de vida um pouco menor”, explicou.

ai/UNO

 

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo