Notícias Regionais

São Miguel do Oeste e SDR mantém-se no Projeto Líder

São Miguel do Oeste – Representantes dos poderes públicos de São Miguel do Oeste, Chefe de Gabinete Cleumar Liebert e controlador Djalma Morell, da prefeitura, e Sisse Velozo, da Secretaria de estado do desenvolvimento regional, participaram do sexto encontro do Projeto Líder, nos dias 08 e 09 de abril, em Santo Antônio do Sudoeste/PR.

O projeto teve início em outubro de 2008, em Dionísio Cerqueira/SC, e contempla 39 municípios da Fronteira, desde a cidade de Itapiranga/SC até Capanema, no Paraná.

De acordo com Liebert, o projeto Líder surgiu a partir da necessidade desta região capitalizar os potenciais turísticos. E foi aí que se buscou a parceria do Sebrae Nacional, a fim de auxiliar todas as lideranças que compõem o grupo a pensar de forma coletiva e trabalhar na criação de uma Rota Turística na Fronteira.

Liebert destaca que a intenção com esta Rota é alavancar o desenvolvimento regional, explorando o potencial turístico de cada município da região, a qual será denominada Caminhos da Fronteira.


Em encontro anterior ficou definido que para fortalecer o turismo é preciso trabalhar paralelamente a educação turística, a produção local, a qualidade de vida (saúde, segurança, serviços e meio ambiente) e a agroecologia.

“Sentimos a necessidade da instituição de uma governança regional que contemple todos os municípios e tenha a responsabilidade de, em conjunto com os poderes públicos, integrar iniciativa privada, sindicatos e organizações. Essa comissão terá como primeira ação a construção do mapa turístico “Caminhos da Fronteira”, o qual vai identificar potencialidades turísticas regionais, captar recursos junto às esferas estadual e federal, articular políticas públicas de turismo, educação, infraestrutura e prestação de serviços qualificados”, comentou Cleumar.

O próximo encontro acontece nos dias 29 e 30 de abril, em São Miguel do Oeste, para a definição de prazos, metas e estratégias do Caminhos da Fronteira.

De ação concreta, o projeto Líder participou da Feira da Integração, no mês de março, em Dionísio Cerqueira, onde São Miguel do Oeste, em conjunto com outros municípios teve a oportunidade de expor algumas de suas potencialidades.
 
AI/Redação 24 Horas


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios