Notícias Regionais

Santa Catarina estrutura grupos temáticos dos segmentos turísticos

Florianópolis – O Estado de Santa Catarina começa a estruturar quatorze segmentos turísticos prioritários do Estado – aventura, ecoturismo, bem-estar, cultural, ferroviário, esportes, GLBT, lazer e entretenimento, maior idade, náutico, negócios e eventos, rodoviário, rural, e sol e praia. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) que, por meio das políticas estaduais de turismo, começa a formar os grupos de trabalho de cada segmento.

A segmentação turística refere-se à reunião de destinos que apresentam oferta turística semelhante, e é entendida pelo Ministério do Turismo como uma forma de organizar o turismo para através de planejamento, gestão e mercado. Em outubro, novembro e dezembro deste ano a secretaria realizou reuniões com os segmentos náutico, bem-estar, religioso (inserido no cultural), aventura e ecoturismo, negócios e eventos, e rural, com a finalidade de estruturar as diretrizes que nortearão as políticas e os programas destes segmentos, e de formar os respectivos grupos de trabalho.

Os grupos, formados por representantes do poder público, de entidades, e do trade turístico, estabelecerão estratégias e programas que possam apoiar questões como ordenamento, infraestrutura, qualificação de serviços e de equipamentos, promoção, apoio à comercialização, roteirização, segmentação, e legislação turística. Em 2011 serão formados os grupos de trabalho dos demais segmentos. “Fechamos todas as etapas do programa de regionalização, e agora estamos trabalhando na política de desenvolvimento da segmentação turística, que será a prioridade de 2011”, afirma Elisa Wypes Sant’Ana de Liz, gerente de Políticas de Turismo da secretaria.

A política de segmentação do turismo catarinense está alinhada com o Plano Catarina, e foi formulada para contemplar os objetivos gerais da Lei 13.792 – Plano Estadual da Cultura, do Turismo e do Desporto do Estado de Santa Catarina – PDIL, e a política do Macroprograma de Regionalização do Turismo, desenvolvido pelo MTur no Plano Nacional de Turismo 2007-2010. “Santa Catarina é um dos Estados com a maior quantidade de segmentos turísticos, e precisa estar preparada para concorrer com qualquer destino do mundo”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky.


Diante deste contexto, a interface entre os segmentos, que possibilita aos turistas diferentes tipos de atividades em uma única viagem, é uma aposta da secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

ai/24horas

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios