Sombrio – Os habitantes de Sombrio já podem contar os dias para contarem com o SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Com a conquista da Unidade de Suporte Básico de Vida em 2010, através de uma parceria entre governos municipal e federal, e a contratação dos profissionais pelo município através de processo seletivo, faltam apenas detalhes estruturais para que o serviço seja disponibilizado aos sombrienses.
Na tarde desta segunda-feira, 3 de janeiro, o prefeito de Sombrio, Professor Jusa, acompanhado da Secretária Municipal de Saúde, Gislaine Dias da Cunha, recebeu em seu gabinete os oito profissionais que foram recentemente efetivados para atuarem no SAMU 192. “O objetivo foi o de conhecermos melhor as pessoas que vão cuidar do atendimento emergencial dos cidadãos sombrienses, além de dar boas vindas a estes profissionais que darão mais qualidade à Saúde em Sombrio”, declarou o prefeito.
Segundo a secretária, os profissionais são condutores socorristas e técnicos em enfermagem, que trabalharão em escolas de 12 horas no atendimento. “Eles vêm de Tubarão, Araranguá, Santa Rosa do Sul e, é claro, Sombrio. O que mostra o interesse nos participantes do processo seletivo em vir trabalhar em nosso município”, disse Gislaine.
Segundo ela, todos os classificados já têm experiência no serviço de atendimento emergencial, outro ponto positivo no desenvolvimento do trabalho na região. Além de Sombrio, o SAMU 192 deve atender também os municípios de Balneário Gaivota e Jacinto Machado.
Um convênio entre o Governo do Município e o Corpo de Bombeiros de Sombrio proporcionou que o SAMU 192 funcione junto ao quartel, o que deve inclusive aliar os dois tipos de serviços disponibilizados. De acordo com os profissionais, cerca de 40% dos atendimentos feitos pelo SAMU 192 são resolvidos na própria residência das pessoas que acionam o serviço, resultando na diminuição do número de atendimento no Pronto Socorro do hospital.
A disponibilidade dos serviços, feitos através do número 192, está previsto para o início de fevereiro, após ajustes finais nas instalações onde estará sediado o SAMU, aquisição de uniformes e outros equipamentos necessários ao atendimento móvel de urgência. “Segundo me informaram os próprios profissionais, a localização de Sombrio, junto à BR-101, ocasiona um grande número de ocorrências, fazendo com que a necessidade de termos um SAMU seja ainda mais importante”, disse o prefeito.