Notícias Regionais

Sábado Rosa atrai mulheres para prevenção contra o câncer em Arroio do Silva

Mulheres realizaram o preventivo e ainda participaram de sorteios especiais

Balneário Arroio do Silva – As Unidades de Saúde Paulo Lupinn e Marinho Miguel de Souza, em Balneário Arroio do Silva, estiveram com as portas abertas neste sábado, 18. A equipe de profissionais vestiu a camisa do Outubro Rosa e esteve intensificando a campanha contra o câncer de mama e colo de útero.

Com isso, além das orientações prestadas, coletas de preventivo foram realizadas durante todo o dia nos postos de saúde. Paralelo à prevenção, os cuidados com a beleza também não ficaram de fora, já que as mulheres que realizaram o exame puderam ainda participar de sorteios para ganhar brindes, maquiagem, massagem ou cuidado com as unhas e com a pele.

Dona Albertina da Silva Martins foi uma das mulheres que realizou o exame e foi sorteada com a manicure. “Faço sempre o preventivo no começo do mês de março, mas depois que comecei a trabalhar não deu mais tempo. Aproveitei este sábado para colocar o exame em dia e ainda fui sorteada para fazer a unha. Gostei muito”, registrou.


Outras mulheres aproveitaram o sábado para realizar o preventivo e ficar em dia com a saúde. Maria Dorberto e Marlei Dorberto, mãe e filha, também participaram do dia D, de prevenção contra o câncer. “Durante a semana é muita correria, falta tempo para fazer exame. A mãe ficou sabendo e me incentivou a vir, por isso aproveitamos e viemos juntas”, disse Marlei.

Ao longo da campanha do Outubro Rosa, esta é a primeira vez que é realizado o Dia D no sábado. “O objetivo foi justamente dar oportunidade às mulheres que não tem tempo de ir à unidade de saúde durante a semana, por isso foi proporcionado um dia especial direcionado à saúde, mas também ao bem estar e a beleza da mulher”, explicou a secretária de saúde, Patrícia Paladini.

No posto de saúde do bairro Erechim, além do sorteio, as mulheres receberam uma flor confeccionada pelas profissionais. Já no posto de saúde Central, um coquetel especial, com direito à torta e salgados, foi também preparado com carinho. “Obrigada a toda equipe e a todos os voluntários que se empenharam neste dia. Foi um sábado muito especial e que atraiu muitas mulheres em busca da prevenção”, destacou a enfermeira Greyce Copetti.

O agradecimento se estende à manicure, a massagista, a consultora da Mary Kay e aos demais profissionais envolvidos na ação de forma voluntária e também a toda equipe da secretaria municipal de saúde que organizou com empenho e carinho todos os detalhes para que o Sábado Rosa se tornasse um sucesso.


Prevenção é ainda o melhor

Para quem não teve a oportunidade de realizar o preventivo no sábado, uma ação especial será realizada nos postos de saúde do Centro e do bairro Erechim. O horário será estendido das 17h às 20h para a realização do exame. “Esse horário será realizado especialmente nesta semana. Então, as mulheres que ainda não fizeram o exame por falta de tempo, terão ainda esta oportunidade. É importante lembrar que a prevenção é fundamental para combater o câncer”, frisou a secretária de saúde.

A intenção da campanha do Outubro Rosa é conscientizar a população sobre o câncer de mama e incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce.

Bianca Goulart
ai/UNO


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios