Notícias Regionais

Rios que desembocam nas três barragens do Vale do Itajaí terão monitoramento pluviométrico

Itajaí – Uma parceria entre o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) permitirá o monitoramento pluviométrico em tempo real, 24 horas por dia, dos rios que desembocam nas três barragens para contenção de cheias do Vale do Itajaí administradas pela autarquia: Oeste (em Taió), Sul (Ituporanga) e Norte (José Boiteux).

Assim como o controle dos níveis das barragens, a telemetria também estará disponível para consulta no site do Deinfra (www.deinfra.sc.gov.br) em 60 dias. As estações meteorológicas da Epagri serão montadas em Salete, Rio do Campo, Trombudo Central, Mirim Doce, Alfredo Wagner, Chapadão do Lajeado e Rio do Sul. A transmissão de dados ocorrerá via telefonia celular e satélite.

Outra novidade no site do Deinfra será o monitoramento das barragens em metros de água acumulada. Hoje só está disponível o percentual em cada reservatório. “Com esses novos sistemas, teremos mais controle sobre o volume de água que chegará as nossas barragens e daremos mais transparência às manobras de abertura e fechamento dos equipamentos”, disse o presidente do Deinfra, Paulo Meller.

ai/UNO


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios