Notícias Regionais

Relação TRABALHO X FAMÍLIA é assunto abordado na escola

Guaraciaba – A Escola Municipal Padre Alfredo Kasper, do Município de Guaraciaba, trabalhou com as turmas do 3° ciclo (6° ao 9° ano), durante o primeiro semestre deste ano, o Tema Gerador “A carga excessiva de trabalho dificulta a qualidade de vida da família”. A partir desse assunto, os educadores e educandos abordaram o tema nas diferentes disciplinas e formas de aprendizado, sendo através de pesquisa, viagens de estudos, trabalhos prático e teórico, palestras e outras atividades que buscaram entender o problema como um todo e visualizar mudanças. Nas questões abordadas identificou-se quantas horas por dia a família trabalha, se há tempo para diálogo e para passear juntos, se o trabalho está interferindo na convivência familiar e de que forma, se a atenção maior ao trabalho está dificultando a relação dos pais com os filhos, entre outras pontos relacionados a trabalho e família.

Conforme a direção da escola, o tema não abordou o trabalho como um problema, mas a carga excessiva de atividades. Neste contexto, os educandos debateram em sala de aula a importância do trabalho na vida das pessoas, pois o trabalho não significa apenas um modo de se ganhar a vida, mas, sobretudo, uma maneira de inserção social. No tempo atual, o trabalho ocupa um espaço muito importante e um tempo significativo na vida do ser humano, mas para ter qualidade de vida é necessário haver tempo e dedicação ao convívio familiar.

O diretor da escola, Valmir Mayer, explica que os Temas Geradores são extraídos das problematizações da vida dos educandos, sendo identificadas pelos educadores através de pesquisa junto à comunidade escolar. A partir desses temas, a escola busca conhecimentos referentes ao assunto tratado e trabalha com os educandos. O tema é desenvolvido nas diversas disciplinas de forma que cada uma possa envolver seus conteúdos modificando a realidade.

Conforme o diretor tem-se inúmeras vantagens ao trabalhar com temas geradores, tanto para os estudantes quanto para os professores. Entre os pontos positivos pode-se destacar a melhoria da dinâmica de aprendizagem, a flexibilidade de conteúdos, a interdisciplinariedade, a fusão de assuntos e conteúdos, a avaliação participativa no processo ensino/aprendizagem e habilidades dos alunos. Esse conjunto de elementos oportuniza o aluno a ser sujeito no processo.


Outros temas geradores

A Escola Municipal Padre Alfredo Kasper trabalhou outros temas geradores durante o semestre. Para cada ciclo identificou-se um tema diferente. O tema gerador do 1º ciclo foi “Crianças que tem dificuldades de se envolver em brincadeiras e agir como crianças” e no 2º ciclo foi “Dificuldade de aceitar o outro e conviver; inversão de valores”. Neste semestre que se inicia outros temas geradores serão trabalhados em cada ciclo. Eles foram identificados no decorrer do semestre anterior e problematizados pela orientação pedagógica da Escola, juntamente com professores e direção.

AI/Redação 24 horas


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios