Opinião

Redes Sociais na Internet

ImageA redes sociais crescem em todo o mundo. Gente de todo tipo e classes sociais diferentes aderem cada dia mais a estas redes. As mais populares são o Orkut, Twitter e o Facebook. Há também as redes que não são de relacionamentos como o Flickr, Youtube, Vimeo e outras. Há que se deve o crescimento destas redes? Pesquisas revelam que são muitas as razões que fazem pessoas entrarem na rede. Desde pressões dos amigos até a timidez. O fato é que as comunidades crescem a números astrônomicos e quase todo mundo que conhecemos tem um perfil numa dessas redes ou em todas.

O motivo de entrar numa rede social podem ser muitos. Há quem encontrou o marido ou a esposa na internet. Diga-se de passagem que quando se diz que encontrar na "internet" é encontrar nas salas de bate papo, no orkut, Facebook ou Twitter e depois consolidar a relação no MSN. O fato é que pessoas que normalmente são tímidas tem mais facilidade de "teclar" abertamente e com mais segurança virtualmente. Mas, também há o lado ruim das redes. Nela dissemina-se a pedofilia, vendas de drogas, estelionato, etc. Hoje o mundo virtual acaba oferecendo os mesmos perigos que o cotidiano. O real se mistura com virtual.

Porém quer seja por timidez ou para fazer amigos o fato é que crescem as redes. Mas, há outros inconvenientes que as redes trazem. Ao invés de invasão de prividade as redes trazem na verdade "evasão" da privacidade. Alguns ainda bloqueiam e selecionam configurações de privacidade no seu perfil. Mas, a mairoia não. As redes ajudam a pessoa viver sua vida para todos. E sinceramente os bloqueios e as configurações de privacidade tiram a graça das redes.

Mas por que essas redes e seus benefícios são gratuitos? Ninguém nunca parou para pensar sobre isso? Por que o Hotmail, Orkut, Facebook, Twitter e Youtube são de graça? Alguém vai pagar essa conta!

As redes sociais são idéias brilhantes. Mas, brilhante de ser a maior idéia do universo. É o sonho de empresas de marketing, agências de publicidade e assessorias de comunicação. Simplesmente, alguém nesse momento tem em suas mãos um cadastro de milhões de pessoas com os seus gostos, sonhos e vida em relatos. Podendo fazer uso disso em qualquer tempo. Imagine que antes as empresas de marketing (e hoje ainda) ao fazerem o lançamento de um produto e prepara o plano de mídia. Mas, ainda assim os planos de mídia não eficazes. Há comerciais na Tv que não lhe interessam e você nem presta atenção. Raramente há um que lhe chame a atenção. Assim, ainda que seja feito levantamento de mercado e idenficado público alvo não há garantia de alcançar este público 100%.

Mas, os administradores dos sites de redes sociais, sim! Eles podem em poucos cliques escolher de uma só vez pessoas com gostos específicos, divididos por idade, sexo, estado civil e até mesmo pela fé. E encontrar com chances de acerto em 99% o público que deseja. Isso, é um sonho para publicidade. E estamos falando de um número altíssimo de usuários, milhões de milhões.

Em algum tempo seu perfil vai valer uma grana alta para essas redes venderem para quem deseja uma publicidade com 100% de acerto. Pode até ser uma mídia cara mas com margem de erro baixíssima. Porque alcança a quem se destina.

Algumas dessas redes estão na sua versão beta. E logo estarão prontas para servir ao objeto de sua criação. Ou será que você acha mesmo que estas empresas milionárias querem fazer você feliz? Querem te dar um perfil num site mundial para que tenha muitos amigos?

Um fato importante é que muitas pessoas, aliás acho que ninguém se presta a ler o termos e condições destes sites de redes sociais. Estamos sempre tão ávidos em preencher o perfil que vamos logo clicando em todos os "concordo" que aparecem. Mas, existem regras e condições nestes termos. Vejamos :

– Em todas as linhas do termo o site não tem obrigação de manter o serviço. Assim, se um dia ao acessar estiver uma frase na tela : THE END. Você não pode reclamar. Apenas curtir as noites tristes sem Orkut. Apenas vai poder lembrar as vezes que você ia apressado e todo ansioso(a) para ver se tinha recado ou alguém te adicionou. Convenhamos, é uma terapia não é mesmo?

– As fotos que você coloca no seu perfil, segundo os termos e condições são de uso da Rede Social, e assim ficarão mesmo que você cancele sua conta, inclusive o email.

Portanto, quanto mais usuários nas Redes Sociais,  mais poder de barganha eles tem para negociar uma boa mídia com os seus dados. Imagino se pudessemos oferecer para alguém nossos milhões de usuários divididos por sexo, sonhos, idade, etc? Será se a gente era pobre?

Mas, as Redes Sociais trouxeram coisas boas. Por exemplo, já tem jargões que andei ouvindo e que são engraçados como :

Me add Jesus! = Me abençoe!
Jesus, bloqueia! = Referindo a alguém ou quando alguém fala algo feio.
Jesus, exclui! = Referindo-se a alguém
Você ta offline na minha vida = Rompendo relacionamento ou dizendo : Você não faz diferença.
Só os adicionados = Só os considerados.
Para mim ele tá bloq! = Referindo-se a alguém
Quem vive de scrap é Orkut = Dizendo que amor não enche barriga.

Ainda há os orkuts fakes ou falsos. Nestes você empenha emoção, tempo e sentimento numa coisa que não existe. Muito chato! Mas diga a verdade, você passa um dia sem ver os scraps?

Mauro Queiroz

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo