Notícias Regionais

Recadastramento do Cartão Siga

Blumenau – Os blumenauenses que utilizam o transporte coletivo urbano e fazem uso do Passe-Livre devem ficar atentos ao prazo de recadastramento. A atualização final das fichas cadastrais encerra no próximo dia 10 de julho. A partir desta data não serão mais aceitas as carteiras antigas.

A medida segue as determinações do decreto municipal 8.861/2009 e ofícios 266 e 309/2009 do gabinete da presidência do Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes (SETERB). A determinação tem por objetivo garantir a implantação total do sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo de Blumenau. Esta é uma das últimas etapas para a migração completa para a nova modalidade de pagamento da passagem de ônibus.

Nesta, que é a quinta etapa da implantação do sistema, estão envolvido todos os blumenauenses que fazem uso das gratuidades no transporte coletivo. Para se recadastrar são necessários: documento de identidade; cadastro de pessoa física (CPF); comprovante de residência; atestado médico e carteira de identificação, no caso de portadores de necessidades especiais. Os interessados devem comparecer no Consórcio SIGA, anexo ao Shopping Neumarkt,  de segunda a sexta, das 8h30 às 17h. O cadastro de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos não é exigida.

Tem direito a gratuidade apenas pessoas com necessidades especiais comprovada e idosos. Mensalmente 36.686 passageiros não pagantes utilizam o transporte coletivo de Blumenau. A administração municipal também garante a 408.438 passageiros mensais o uso do ônibus urbano com 50% de desconto (estudantes). Atualmente, estão cadastrados no sistema com direito a gratuidade cerca de 3.300 pessoas.


Bilhetagem Eletrônica

A migração do sistema de ficha para a bilhetagem eletrônica (cartão), começou em  2007. Em agosto de 2008 foi iniciado a retirada de operação dos passes dos estudantes – fichas vermelhas. No primeiro semestre de 2009 foi suspensa a aceitação da ficha azul. Com a nova forma de pagamento, o usuário do transporte coletivo encontra mais segurança e comodidade. O cartão multiuso permite que em caso de perda, os créditos sejam transferidos para outro cartão. Além de agilizar o embarque dos passageiros.

Sistema Integrado de Blumenau (SIB)

Blumenau conta com seis Terminais Urbanos – mantidos pela prefeitura municipal, por meio do Seterb, que atendem a população no Sistema Integrado de Transporte Coletivo Urbano de Blumenau SIB.


Hoje Blumenau tem aproximadamente 3 milhões usuários do transporte coletivo mensalmente. Para atender esta demanda, 1.201 trabalhadores se revezam nesta tarefa. A frota de ônibus da cidade é de 258 ônibus, responsáveis por 97 diferentes percursos. O que representa cerca de 32.500 viagens por semana (não incluindo linhas Trabalhador e Executivos Vermelhinho), 5 mil viagens nos dias úteis, 3.300 aos sábados, 2.250 nos domingos e feriados.  O sistema coletivo urbano do município percorre uma média mensal de 1.455.952 km.

Fonte: Isaias Isidoro, Diretor de Transportes
Repórter: Tarciso Souza

Fonte:Secretaria Municipal de Comunicação


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios