Notícias Regionais

Reajuste salarial aos servidores públicos municipais de Xaxim

Xaxim – Vereadores de Xaxim aprovaram o Projeto de Lei de Complementar que promove reajuste salarial aos servidores públicos municipais.  O Projeto foi lido, na reunião de segunda-feira, 18, seguindo para a primeira votação na reunião ordinária e segunda votação, por meio de uma reunião extraordinária, também nesta terça-feira, 19.  

Antes da votação do Projeto, alguns vereadores usaram a palavra. O vereador Amarildo Maroco (PSD), disse que os vereadores nunca foram contra o aumento dos servidores, contudo, os legisladores irão sentar com o prefeito, o Sindicato e as categorias que não tiveram reajuste  para que todas as classes sejam beneficiadas.

O vereador Gelci Guerino Della Corte (PMDB) também disse que os vereadores sentarão com as categorias para tentar melhorar as outras categorias que tiveram apenas o índice de reajuste. “O prefeito se comprometeu em fazer cortes e pagar o aumento”.

Já o vereador Loacir Fin (PMDB), salientou que nos últimos anos era repassado somente a revisão salarial e não aumento considerável. Para o vereador Ledinho Curtarelli (PMDB), é importante que as categorias procurem o Sindicato, pois ele é a fonte principal para lutar pelos direitos do servidores. A vereadora Clesi Brandielli (PSD) salientou que houve uma disparidade no percentual de aumento.

Para o vereador do PP, Darci Lopes da Silva, o prefeito precisa ter cuidado com a Lei de Responsabilidade Fiscal, pois a folha de pagamento já está no limite. Entretanto, o vereador Agenor Junior Maier (PP) disse que também ficou surpreso com a audácia do prefeito em dar aumento maior que o índice, no entanto, ele explicou que as classes que se sentiram lesadas terão apoio dos vereadores para lutar por melhores condições salariais. Entretanto o vereador também chamou a atenção para o limite da folha de pagamento.

O vereador Armando Roncaglio (PMDB) ressaltou que os funcionários são as máquinas e obras do município, sem eles nada pode ser feito.

Para o presidente do Poder Legislativo, Ideraldo Sorgato, o prefeito Idacir Antônio Orso teve ousadia  em propor aumento a 95% das categorias. Contudo, Sorgato, disse que a administração municipal fez sua parte e é preciso que os funcionários também deem sua parcela de contribuição.

Idacir Orso, prefeito de Xaxim, disse que a intenção do Projeto foi remunerar de forma justa todas as classes que de certa estavam defasadas e tentou amenizar as diferenças. “Se temos que fazer uma obra, temos que pensar no ser humano que está trabalhando”. O prefeito Orso foi saldado com uma salva de palmas e os funcionários vibraram com a aprovação do Projeto.

Sandra Angonese
ai/UNOPress

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo