ComportamentoMedicina e Saúde

Qual a dieta mais econômica e barata?

Pesquisadores descobriram a dieta mais econômica e barata de perder peso que é simplesmente beber mais água. Esqueça academias caras ou o “milagre” das pílulas de dieta.

por Suzannah Hills

Pode ser porque a água potável “aumenta o gasto energético do corpo” ou porque a água nos ajuda a se sentir mais satisfeito.

Contudo, lembre-se que se além da dica da água você toma sucos de caixa (cheios de açucar) ou abusa nos doces, nenhuma dieta poderá ser eficaz.


Um estudo descobriu que os adultos que bebiam dois copos de água antes das refeições perderam mais peso do que um grupo que não bebia a água extra.

A pesquisa foi incluída em uma revisão de 11 estudos diferentes sobre como a água potável pode ter impacto sobre dietas – com três deles mostrando clara evidência de que consumir mais água ajuda a perder mais peso.

Brenda Davy, um professor na Universidade Virginia Tech, nos EUA, que ajudou na pesquisa, disse que a água pode ajudar a “esmagar” os sentimentos de fome e ajudar quem está procurando uma dieta barata a ingerir menos calorias.

Isso é feito por um outro estudo, que concluiu que as mulheres que aumentaram o consumo de água, enquanto eles fizeram dieta perderam mais peso do que aquelas que se mantiveram abaixo de um litro por dia.


Rebecca Muckelbauer, pesquisadora da Escola de Saúde Pública de Berlim, Charité University Medical Center de Berlim, na Alemanha, que liderou a nova pesquisa dos estudos sobre a água, concordou que a sensação de plenitude foi a razão mais provável para a perda de peso.

Mas ela sugeriu outra possibilidade – “água termogênese* induzida ‘- poderia estar por trás disso.

Muckelbauer disse que a idéia é que “a própria água potável aumenta o gasto de energia do seu corpo. Tem um efeito de consumo de energia.

A OMS recomenda que os adultos consumam cerca de 2,5 litros de líquido por dia, mas esse total pode vir através de alimentos, água pura ou outras bebidas.


Dieta Barata

Embora os estudos experimentais sugiram que a água potável pode ajudar na perda de peso, os examinados nas pesquisas de Muckelbauer nem sempre mostram que as pessoas que bebem mais água são mais magros. Na verdade, alguns descobriram que adultos obesos ou com sobrepeso beberam mais água do que as pessoas de tamanho normal, relata a equipe de Muckelbauer no American Journal of Clinical Nutrition.

Ela disse que as pessoas nos EUA normalmente bebem cerca de 400 a 500 calorias por dia a partir de outras bebidas, e substituí-los com água não é uma má idéia.

Beber sucos adocicados – os de caixa – aumentam muito o peso e deveriam ser substituídos por água.

Um estudo descobriu que as mulheres que bebem água, bebidas em vez de doces, teve uma chance ligeiramente menor de desenvolver diabetes. E as mulheres que não bebem muita água têm maiores chances de obter pedras nos rins.


“Não há risco ao recomendar o aumento da ingestão de água”, disse Davy.

Beba pelo menos um litro de água por dia!

* Por conta do fenômeno da termogênese, num dia quente a pessoa transpira e perde calor para manter sua temperatura em 36ºC. Se estiver frio, por outro lado, sua transpiração diminui e os  pelos se eriçam.

DailyMail/UNO


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios