Medicina e Saúde

Puericultura e o desenvolvimento infantil saudável

Ciência médica que se dedica ao estudo dos cuidados do ser humano, em especial com o acompanhamento do desenvolvimento infantil esta cada vez mais procurado pelas famílias

Videira – Uma subespecialidade da pediatria: a puericultura; está cada vez mais requisitada por famílias, em especial pais de primeira viagem. A consulta específica se preocupa com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento de uma criança, buscando identificar de forma precoce os mais diferentes distúrbios nas áreas de crescimento estatural, da nutrição e do desenvolvimento neuropsicomotor. Segundo o médico pediatra, credenciado do Pladisa, Leônidas Correa Ferraz, o acompanhamento da criança é frequente, pelo menos até o os dois anos de vida. “Até os seis primeiros meses a consulta de puericultura é realizada todos os meses.

Depois desta data a recomendação é que seja efetuada pelo menos uma vez a cada três meses. A puericultura nada mais é que uma complementação da pediatria personalizada dos consultórios, estimulando o vínculo entre paciente, médico e família” afirmou.

Na puericultura é possível identificar possíveis distúrbios, resultando em uma ação mais efetiva na prática das medidas adequadas, diminuindo as sequelas e ocasionando um melhor prognóstico do quadro clínico da criança.

Várias doenças graves que se apresentam com poucos sintomas preocupantes para os pais podem ser detectadas e tratadas pelo pediatra, antes que cheguem a causar prejuízos irreversíveis.

As consultas com o pediatra avaliam a administração da vacinação básica e previne uma série de problemas, fornecendo de forma adequada supervisão higiênica, dietética, comportamental e nutricional. A supervisão do desenvolvimento neuro-linguístico e psicomotor e a orientação sobre a adequada estimulação desse desenvolvimento, tem se tornado o principal trabalho dos puericultores.

Segundo o médico pediatra Dr. Leônidas , a puericultura esclarece as principais dúvidas dos pais e repassa recomendações de significativa
importância, como o aleitamento materno, “Recentemente os pais estão cada vez mais presentes nas consultas pediátricas, acompanhando as mães e os filhos. Essa mudança comportamental complementa o desenvolvimento da criança e fortalece a família” destacou.

Consultas no pediatra avançam ao longo do desenvolvimento da criança Depois da puericultura as crianças permanecem tendo o acompanhamento do médico pediatra. Com um nível de desenvolvimento menor da criança, do que o registrado nos primeiros dois anos de vida, as consultas  passam a acontecer sem uma frequência específica, determinada desta vez por doenças sazonais ou outros problemas específicos, em grande maioria, sem maiores gravidades.

O dr. Leônidas é médico há 35 anos, sendo destes, 19 anos prestados em Videira. Formado pela Universidade de Passo Fundo e com diversas capacitações e especializações.

Atendimento em VIdeira
Edifício Itália
Rua Coronel Fagundes, 70, 2ª andar Fone 49 3566 0873.  

Silvia Palma
PALMA/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo