Notícias Regionais

Prossegue em Blumenau a campanha para arrecadar medicamentos

Blumenau – Com o objetivo de evitar os danos causados pela automedicação, além de impedir a intoxicação de crianças e animais domésticos e ainda contribuir para a melhoria gradativa do meio ambiente, a Associação de Senhoras de Rotarianos de Blumenau (ASR – Casa da Amizade) prossegue este ano com a campanha de Coleta de Medicamentos no município.

Em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, a campanha, lançada em agosto do ano passado, já retirou de circulação mais de 600 quilos de medicamentos. Isso sem contar os mais de 300 quilos já arrecadados no início deste ano, ainda em processo de triagem. O resultado é graças ao esforço tanto das integrantes da Casa da Amizade e Poder Público que, através de caixas coletas instaladas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), nos ambulatórios gerais e Unidades Avançadas de Saúde (UAS), permite à população fazer a doação rapidamente.

No total, são 65 pontos para entrega de medicamentos. A Casa da Amizade ainda vai realizar, durante este ano, pedágios junto às sinaleiras do município para sensibilizar a comunidade e agilizar a coleta de medicamentos. A campanha conta ainda com o site www.doeremedios.org.br que traz todas as informações sobre a iniciativa, objetivos específicos, além de uma série de cuidados e orientações quanto a manipulação e armazenagem dos medicamentos. As empresas que desejam contribuir com a campanha também podem solicitar a caixa coletora junto ao site.

Preservação da natureza e intoxicação – O principal objetivo da campanha é evitar que os remédios sejam jogados no lixo comum, ajudando e preservando assim a natureza. Isso porque os remédios descartados sem o cuidado adequado são uma das principais causas da contaminação dos recursos naturais, danificando sensivelmente o meio ambiente.

Além disso, o consumo inadequado de medicamentos sem controle médico, sem contar a falta de cuidados com os remédios é alarmante. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica – Abifarma, a principal causa da intoxicação no Brasil é a automedicação. Tanto que, segundo dados coletados junto à associação, cerca de 20 mil pessoas morrem todo o ano no país porque tomam remédios por conta própria.

Outro dado constatado pela Abifarma é de que crianças menores de 5 anos também são vítimas da automedicação, representando 35% das notificações de intoxicação no Brasil. Uma pesquisa com 2019 pessoas, com idade acima de 60 anos, realizada pela Secretaria Especial da Terceira Idade do Rio de Janeiro, por exemplo, constatou que 44% admitiram que usam medicamentos sem prescrição médica.

Casa da Amizade – A Casa da Amizade é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 07 de outubro de 1966. Conta atualmente com mais de 250 associadas. É composta por uma diretoria, que tem poderes de decisão dentro da Associação, de Conselho Consultivo e Fiscal, Estatuto Social e Regimento Interno. Tem Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, por isso, promove eventos beneficentes, repassando a renda sob forma de doação às entidades por ela assistida.

Com o ideal de servir e com o espírito de companheirismo, a ASR Blumenau desenvolve, com a ajuda de suas sócias, um trabalho filantrópico diferenciado,

cuja missão está essencialmente ligada ao exercício da cidadania, aprendizado, participação, responsabilidade e estimulação as ações voluntárias, qualificadas e comprometidas com a questão social, em parceria com as diversas organizações sociais do município.

Fonte: Assessoria de imprensa

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo