Joinville – A cultura não tem limites. Não tem preconceitos. Não enxerga a cor da pele, o nível social ou a orientação sexual. Por isso, pela primeira vez em 158 anos, Joinville abre espaço para a discussão da diversidade sexual. Entre os dias 21 e 28 de junho, a cidade será palco para diversas atrações culturais com foco na homossexualidade e no combate à homofobia.
A Promotur (Fundação de Promoção e Planejamento Turístico de Joinville) também estará presente no evento realizando pesquisa no segmento e curso de capacitação turística, o qual será realizado nos dias 23 e 24 de junho, na Faculdade Cenecista de Joinville (parceira do projeto). O tema abordado será a “Hospitalidade nos Destinos Turísticos” voltado aos atendentes turísticos.
De acordo com a presidente da Promotur, Maria Ivonete P. da Silva, o evento é de significativa importância para Joinville, visto que atrai público de todas as partes do país e até do exterior. “A cidade estará cheia e todos ganharão com isso. Certamente os hotéis, bares, restaurantes
e shoppings sentirão a diferença”. E frisa: “O evento abre uma porta para a vinda desses turistas à cidade. A Promotur está se articulando para que as pessoas sejam bem recebidas, usufruam da nossa Joinville e retornem em outras oportunidades”.
Pesquisa para identificar perfil do turismo LGBT
A Fundação também vai realizar uma pesquisa de demanda turística com o objetivo de conhecer e traçar um perfil do turismo LGBT na cidade para que, no próximo ano, possam ser desenvolvidos roteiros específicos para este público. Os questionários serão aplicados aos turistas que vão participar da Parada da Diversidade, no último dia do evento (28/06), no trajeto que partirá do Centreventos Cau Hansen até o Mercado Público Municipal.
A iniciativa de promover este trabalho vai ao encontro do atual cenário do segmento em nível nacional. Tendo em vista que o turismo LGBT é um dos que mais cresce em todo o mundo e também um dos mais rentáveis, principalmente no Brasil, a Promotur (Fundação de Promoção e Planejamento Turístico de Joinville) pretende vai aproveitar o evento na cidade para identificar o
público que vem participar da Semana.
Com isso, a Fundação pretende, nos próximos anos, atuar na elaboração de pacotes turísticos específicos. De acordo com a coordenadora da pesquisa, Dirlei de Souza, “o exemplo das cidades que realizam eventos semelhantes demonstra que, a cada ano, onúmero de participantes e turistas aumenta. Essa também é a previsão para Joinville”, observa.