Notícias Regionais

Projeto Viver Saúde prevê 7.500 atendimentos em Urupema

Urupema – Aconteceu no Centro de Eventos Rubens Pagani Junior, a cerimônia de lançamento do Projeto Viver Saúde em Urupema, onde foi assinado o termo de parceria entre a Prefeitura Municipal e o Serviço do Comércio de Santa Catarina – SESC. Na ocasião houve também o encerramento das atividades do Projeto Semana da Saúde na Escola – PSE, desenvolvido pelos profissionais das Secretarias Municipais de Saúde e Educação. O evento contou com a participação de cerca de 190 pessoas, incluindo pais, alunos e professores da rede municipal de ensino.

A mesa de autoridades foi composta pelo Prefeito Municipal, Amarildo Luiz Gaio, o Presidente da Câmara de Vereadores, Edegar Muniz, a representante do SESC, Aline Batista Bernardi (Técnica do Projeto Viver Saúde), a Secretária Municipal de Saúde, Luzia Fabre Pagani, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Sonia de Fátima Arruda, a Secretária Municipal de Promoção Social e Habitação, Maria Lucia Medeiros.

O Projeto Viver Saúde em Urupema está sendo desenvolvido através de uma parceria entre o SESC e a Prefeitura Municipal e ficará na cidade até o dia 29 de maio, com atendimentos de segunda a sexta-feira, em horário comercial, com diversas atividades sendo desenvolvidas para diversos públicos, incluindo alunos da rede estadual e municipal de ensino.

Segundo a Técnica do Projeto, Aline Bernardi, “a previsão é de que sejam realizados cerca de 7.500 atendimentos na cidade”.

No final da solenidade, os alunos que participaram do PSE realizaram diversas apresentações culturais, nas quais demonstraram um pouco do conhecimento adquirido durante a semana, nas três escolas municipais. No encerramento cada aluno participante do projeto recebeu algumas lembrancinhas personalizadas, como garrafinhas de água, canetas, entre outros.

Sobre o Viver Saúde: É um projeto itinerante do SESC, que objetiva contribuir para o desenvolvimento social da comunidade, através da realização de promoção em saúde, buscando a efetiva participação comunitária. Parte de um processo de construção coletiva das necessidades apontadas pelas comunidades, sendo identificados os temas de maior interesse social para abordagem durante o projeto. Em Urupema, os principais temas trabalhados são: Alimentação Saudável; Cuidados com a Higiene em Geral; Meio Ambiente; Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas; Qualidade de Vida; Saúde da Criança, Adolescente e Mulher; Sexualidade e Valorização Pessoal.

Sobre o Projeto Semana da Saúde na Escola – PSE: É uma estratégia de integração da Saúde e Educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. A articulação entre escola e rede básica de saúde é a base do Programa Saúde na Escola.

Em Urupema o PSE aconteceu de 06 a 10 de abril com diversas atividades desenvolvidas nas escolas municipais, com intuito de unir pais, alunos, professores e profissionais das Secretarias Municipais de Saúde e Educação. Os principais temas trabalhados foram: Promoção de Alimentação Adequada e Saudável; Saúde Bucal; Saúde Ocular; Verificação da Situação Vacinal; Saúde Ambiental e Cidadania, Cidadania e Direitos Humanos.

Marília Oliveira
ai/UNOPress

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo