Notícias Regionais

Projeto de ciências de Escola em Jaraguá do Sul é destaque nacional

Jaraguá do Sul – O professor da disciplina de Ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antônio Estanislau Ayroso (Jaraguá 99), Jean Mary Facchini, está entre os dez professores brasileiros indicados a receber o prêmio “Professor Destaque”, durante a 11a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), agendada para o período de 11 a 16 de março na Universidade de São Paulo (USP). O evento é realizado anualmente desde 2003 pela Escola Politécnica da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis, e tem como objetivo incentivar o meio estudantil de todo o Brasil a desenvolver projetos com fundamento científico nas diferentes áreas da ciência e engenharia. 

Facchini e a professora da unidade jaraguaense do Sesi Maria Isabel da Costa Bandeira são os únicos representantes escolhidos da região Sul do país para a feira. De 1.898 projetos enviados por estudantes de todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal, somente 330 foram selecionados pela USP. A possibilidade de o professor de Ciências concorrer ao prêmio (pela terceira vez) veio após ele ter orientado as alunas do 9º ano Francielly Eduarda Pinto e Jeniffer Stefani Teski, de 14 anos, e Gabrielle Demarchi Kemczynski, de 13 anos, no projeto “Saúde no Palito”, que consiste na elaboração de picolés feitos à base de beterraba, cenoura, leite e mel. O trabalho foi desenvolvido durante um ano no laboratório de 10 m² da escola e conquistou no ano passado a primeira colocação na Feira de Ciências realizada a cada dois anos na unidade de ensino.

“Para nós da Antônio Estanislau Ayroso é uma grande alegria poder ver um projeto criado por três alunas que estão desde os anos iniciais em nossa escola ser escolhido entre tantos outros. Elas estavam na busca de um alimento saudável e saboroso. Foram produzidas, ao todo, 10 receitas. A avaliação dos trabalhos selecionados para a Febrace é feita por meio de visualização em site de vídeo. Lá em São Paulo as alunas farão uma apresentação oral do projeto”, explica Facchini. 

Altamir Ricardo
ai/UNOPress


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios